2018: um ano decisivo

Um ano crucial e decisivo. É assim que a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável enxerga este ano de 2018. “Precisamos trabalhar com nossos parceiros de todos os setores para fazer a agenda Produzir, Conservar e Incluir uma realidade com benefícios reais aos agricultores, comunidades e sociedade, bem como o meio ambiente”, ressalta o Diretor do Programa Global de Territórios da IDH, Daan Wensing.

No primeiro semestre, a Iniciativa tem alguns focos para dar andamento em projetos e parcerias fundamentais para o desenvolvimento da produção sustentável no país. Entre as ações em parceria estão: progredir com a PCI – Produzir, Conservar e Incluir no Mato Grosso e apoiar a Estratégia na implementação do seu roadmap; fortalecer os vínculos entre a produção sustentável no Brasil e a demanda no Brasil e em todo o mundo; apoiar os nossos parceiros na implementação de projetos que aumentam a produção sustentável de soja e carne bovina e apoiar o Governo do Mato Grosso a implementar o Código Florestal.

Com grandes ações em parceria com a PCI, a IDH também vai atuar na solidificação e andamento de pactos regionais no Mato Grosso (Juruena-Cotriguaçu) e no Pará (Paragominas). Os pactos regionais buscam a sustentabilidade em nível de paisagem, com equilíbrio entre o meio ambiente e a produção. Por meio desta abordagem será possível atrair novos investidores para maior intensificação dessa área e novas relações comerciais com o mercado europeu.

“Há muitos compromissos em questões de produção, proteção e inclusão sustentáveis, quase todos com prazo fixado em 2020. Por isso, este ano precisamos nos responsabilizar mutuamente e fazer tudo funcionar juntos, com parcerias e apoios”, destaca Wesing.