2ª edição da Conferência Ethos Belém reúne líderes, empreendedores e especialistas em busca do desenvolvimento social e econômico da região amazônica

Mais de 50 palestrantes distribuídos em 20 painéis refletiram sobre os desafios e as conquistas para o crescimento e desenvolvimento do Pará e da região amazônica na 2ª edição da Conferência Ethos Belém, realizada no dia 28 de novembro. A IDH foi convidada a participar do painel “Expansão da fronteira do agronegócio na Amazônia: a lógica de mercado global nas bordas da floresta”, representada por seu especialista no setor de pecuária, Ivens Domingos.

O objetivo do painel foi promover o diálogo sobre a expansão da fronteira agrícola para o norte do país e região amazônica, em que a movimentação pecuária também abre caminho para a valorização do preço das terras, investimentos às commodities agrícolas e monocultura. O diálogo abordou os desdobramentos dos processos que potencializam o sistema de expansão da fronteira agrícola para o norte, dentre eles a força de mercado, os impactos sociais e ambientais desta expansão, e os caminhos na busca de novos modelos de desenvolvimento sustentável.

A IDH contribuiu para o diálogo destacando que é possível caminhar para soluções e construção de novos modelos de desenvolvimento e negócios, que valorizem e protejam os recursos naturais ao mesmo tempo que trazem renda e dignidade para as populações locais.

Ivens Domingos, apresentou as estratégias de atuação da IDH globalmente e no Brasil, destacando a importância da abordagem territorial e do trabalho em parceria com o setor privado, fazendo a conexão na estruturação de um novo modelo de negócio sustentável.

“Foi apresentado o novo mecanismo de mercado, VSA, que será implantado no estado de Mato Grosso e no Pará. Foram destacados alguns exemplos do Mato Grosso: Pacto Regional PCI do Vale do Juruena e o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, co-financiado em parceria com a Fundação Carrefour e implementado pela Acrimat (Associação de Criadores de Mato Grosso) e NatCap. Além, da iniciativa em parceria com Imazon para construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Paragominas, no Pará, e estruturação de um VSA no município”, conta Ivens Domingos.