Mato Grosso reforça ações de prevenção e combate às queimadas

Setores público e privado de Mato Grosso estão empenhados em ações de prevenção e combate a incêndios florestais cujos riscos aumentam neste período do ano por conta da ausência de chuvas.

Cientes dos prejuízos ambientais, econômicos e sociais acarretadas pelas queimadas, entidades do setor produtivo parcerias da IDH se mobilizam em campanhas para alertar sobre o tema.

Foto: SINFRA-MT

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), por exemplo, tem divulgado o período proibitivo de queimadas na zona rural, que vai até 30 de outubro, determinado por decreto pelo governo estadual. Entre as medidas está a proibição de atividades classificadas como limpeza de pastagem com o uso do fogo. A estratégia de comunicação da ACRIMAT também incluiu uma Cartilha de Combate a Incêndio, um dos guias do produtor rural elaborados pela instituição e que está disponível online.

Na mesma linha, o CAT Sorriso, que integra uma força tarefa no município, está iniciando ações de educação ambiental nas escolas das redes públicas e privadas. Para isso, serão distribuídos 10 mil exemplares de uma Cartilha Educativa para alunos de primeira à quinta séries. Por conta da pandemia COVID não são permitidas ações presenciais nas escolas, mas o CAT, em parceria com o Corpo de Bombeiros local, gravou um vídeo que será apresentado aos alunos para alertar sobre o tema.

Além disso, continuam as ações de treinamento nas fazendas, como o realizado na Fazenda Centro da Mata, que adquiriu EPIs (Equipamento Proteção Individual) de incêndio florestal para seus funcionários, além de contar com uma equipe especializada no uso do monitoramento de áreas por drones e brigada de combate.

Vale ressaltar que CAT e Acrimat são organizações atuantes nos Pactos Regionais PCI de Sorriso e Barra do Garças, respectivamente. Além delas, a FAPCEN, que implementa o Pacto PCI na Região de Balsas-MA também integra a campanha Maranhão sem queimadas.

Ações do governo de MT

O governo do Estado de Mato Grosso anunciou, no dia 01 de junho, ações imediatas de combate previstas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais de Mato Grosso, que incluem o emprego de 40 viaturas e investimentos de R$ 2,2 milhões em equipamentos de segurança e reforço das operações nas localidades mais atingidas pelos incêndios.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que esta é apenas uma etapa do plano cujas ações preventivas vêm sendo realizadas desde o início do ano, envolvendo mais de 400 pessoas só no bioma Pantanal, com formação de brigadas indígenas, militares e municipais, distribuição de cerca de 1.200 abafadores ecológicos e construção de aceiros mecânicos em locais estratégicos, como a Rodovia Transpantaneira e Parque Estadual Encontro das Águas. “O trabalho preventivo foi muito intenso desde o início do ano, o que nos rendeu o resultado de uma redução de 84% nos focos de calor no Pantanal. O nosso objetivo é preservar a vida humana, os recursos naturais, e a saúde da população”, explica a gestora.