Alta adesão de diferentes setores ao Pacto PCI da região de Balsas possibilita consolidar visão única de desenvolvimento territorial

Aconteceram nos dias 08 e 09 de outubro, em ambiente virtual, oficinas com uma ampla representação de atores do setor privado e da sociedade civil para apresentação e discussão de metas qualitativas previstas nos eixos Produzir, Conservar e Incluir – PCI da região de Balsas-MA.

O processo de construção dessa agenda começou em julho quando aconteceu um evento internacional (também online) que teve como objetivo apresentar a proposta do Pacto PCI para a Região de Balsas e convidar os atores interessados (produtores, empresas, comunidades e associações locais, governos e sociedade civil, entre outros) a fazer parte da construção de uma visão conjunta de planejamento de uso sustentável do território.

Desde então, foram realizados estudos e reuniões para possibilitar a integração do Pacto PCI com as estratégias e projetos já em desenvolvimento no estado do Maranhão e nos 12 municípios que compõe a proposta.

Nas oficinas de outubro, mais de 50 participantes tiraram dúvidas sobre o processo, discutiram as propostas e fizeram contribuições para o desenvolvimento das metas quantitativas que serão apresentadas em um evento online, no dia 13 de novembro, às 10h, fuso de Brasília. Faça seu registro para o evento aqui.

A superintende da Fundação de Apoio à pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini, destaca o grande potencial de contribuição do Pacto PCI para essa região. “Ao longo dos últimos anos temos trabalhado para construir um processo de desenvolvimento diferenciado para esta região. E, agora, temos a oportunidade de pensar em como expandir, de forma organizada, essas estruturas existes para valorizar esta região que muitas vezes fica esquecida. O que a Fapcen busca é trazer visibilidade, através do desenvolvimento sustentável pois é preciso fazer parcerias e lutar juntos pelo território”, comenta.

O modelo proposto para a Região de Balsas é semelhante ao promovido pela IDH no estado de Mato Grosso e visa acelerar a sustentabilidade nas cadeias produtivas através do desenvolvimento de coalizões produtores, empresas, comunidades e associações locais, governos, sociedade civil, instituições financeiras e universidades, entre outros atores.

“A manutenção de diálogos e debates, em alto nível, é condição fundamental para as entregas que a IDH vem fazendo, como por exemplo, o Pacto PCI da Região de Balsas-MA”, acrescenta Daniela Mariuzzo, diretora da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis da América Latina.

A Fapcen é a organização responsável pela implementação do Pacto PCI da região de Balsas tendo a IDH como financiadora direta.