Aprosoja realiza projeto de restauro em áreas degradadas da região Norte, com o apoio da IDH

Entre os dias 4 e 13 deste mês, equipes técnicas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estiveram na região Norte realizando a implantação de unidades demonstrativas de restauro de áreas degradadas, fruto do projeto piloto entre a Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH) e a Aprosoja, por meio do programa Soja Plus.

Propriedades nos municípios de Sinop, Sorriso e Tapurah, no Mato Grosso, receberam o restauro neste primeiro momento. “Elencamos áreas de 1,5 hectare a 2,5 hectare de cada propriedade para fazer este restauro. Os técnicos plantarão mudas nestas propriedades que serão modelo e sediarão dias de campo ao final do projeto, daqui a três anos”, explica Cristiane Sassagima, gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja.

Esta ação integra o projeto “Melhoria Contínua para uma Área de Abastecimento Sustentável”.

Melhoria Contínua para uma Área de Abastecimento Sustentável

O projeto piloto tem a meta de, em até dois anos, ampliar a abrangência do Soja Plus para 200 novas propriedades de agricultores. O aporte financeiro da IDH será de 600 mil euros neste período e, no primeiro momento, o foco será no auxílio para recuperação de áreas de preservação permanente degradada (APPD) e na valorização dos ativos ambientais das propriedades.

VII Seminário Soja Plus Brasil 2017

O evento apresentou para os representantes dos estados que implementam o Soja Plus – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia – os resultados do programa Soja Plus após sete anos de existência, sua evolução em 2017 e as metas para 2018.

Durante o encontro ainda foi anunciado à adesão do estado de Goiás ao programa Soja Plus. A primeira ação no estado foi no dia 27 de novembro, com uma visita técnica coordenada pela Abiove, em uma fazenda no município de Niquelândia, no norte do estado.

No Seminário também foram premiados três produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Bahia, cujas propriedades são consideradas exemplos de gestão econômica, social e ambiental. Participantes do Soja Plus, as fazendas apresentaram melhoras no desempenho de vários indicadores socioambientais neste ano. No programa, supervisores de campo, de gestão contínua da propriedade rural, aplicam um check list para aferir o grau de aperfeiçoamento das práticas agrícolas de acordo com as legislações trabalhistas e ambientais brasileiras.