Avanços e desafios da Estratégia PCI de Mato Grosso são apresentados em webinário internacional promovido pela TFA

A experiência de Mato Grosso na implementação da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir), uma coalização multi-atores para o desenvolvimento sustentável de longo prazo do estado foi apresentada em um evento online organizado pela Tropical Forest Alliance (TFA), no dia 05 de maio, com apresentações do diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, do diretor executivo do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, da gerente da cadeia de suprimentos do Environmental Defense Fund, Katie Anderson e da diretora do Programa de Territórios Sustentáveis da IDH na América Latina, Daniela Mariuzzo, tendo como mediadora a diretora regional para América Latina do TFA, Fabíola Zerbini.

O evento trouxe uma linha do tempo desde o lançamento da Estratégia, em 2015 na Cop21  (Paris), com detalhes sobre a origem, como foi elaborado, os papéis dos principais parceiros, o atual modelo de governança, a medição do progresso em relação a objetivos definido e os próximos desafios. Também foram apresentados exemplos concretos de envolvimento do setor privado em iniciativas territoriais e como a PCI garante sinergias com outras plataformas, como o VSA – Áreas de Originação Verificáveis (sigla em inglês).

O diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, explicou como a estratégia contribui para diminuir a pressão sobre a conversão da vegetação nativa na produção de commodities, como soja e carne, por exemplo, em uma dinâmica mundial que projeta o aumento do consumo de alimentos. Ele citou que Mato Grosso pode atender a essa crescente necessidade, pois é uma das regiões agrícolas mais importantes do Brasil e, ao mesmo tempo, ter um olhar para a conservação da cobertura florestal, incluindo ainda pequenas cadeias produtivas. “A questão de como responder a essa tendência de forma sustentável é crucial e a PCI é um novo modelo de governança e de desenvolvimento que traz resultados positivos”, argumentou.

Daniel Nepstad, do Earth Innovation Institute, ressaltou que Mato Grosso tem demonstrado uma série de inovações nos últimos anos no que diz respeito a políticas de governança ambiental, tendo sido um dos estados pioneiros também no recebimento de recursos internacionais em reconhecimento a queda nas taxas de desmatamento. Segundo ele, o envolvimento do setor produtivo foi crucial para o sucesso da PCI. “Isso possibilitou aliviar a tensão com o setor ambientalista e a indústria, por exemplo, tensão esta que foi, historicamente, uma barreira para o progresso no desenvolvimento de iniciativas semelhantes”, avaliou.

O longo caminho percorrido entre o lançamento da Estratégia na Cop21, em Paris, até chegar aos resultados atuais envolveu esforços e investimentos enormes na construção de diálogo entre ONGs, agricultores, comunidades e populações tradicionais, empresas e governo. “Isso criou um ambiente de confiança, que permitiu o engajamento dos atores para o estabelecimento da PCI”, ponderou Daniela Mariuzzo.

Durante o evento foram apresentados ainda os passos de estruturação que possibilitaram a continuidade da Estratégia, mesmo diante do cenário de transição política do Estado em 2018/2019 e que permitiram sua evolução, com a criação do Instituto PCI.

Como próximos passos foi demonstrada a necessidade de dar continuidade na implementação do Plano de Ação 2020 do Instituto, alicerçado em pilares centrais, entre eles, a estruturação administrativa, a definição de ações prioritárias para captação de investimentos, o monitoramento dos objetivos e metas estabelecidos, a regionalização da Estratégia e ações de comunicação para garantir visibilidade e credibilidade. Para isso, o engajamento das empresas é considerado um ponto fundamental, que pode ser angariado, por exemplo, através da criação de Áreas de Originação Verificáveis (VSA – sigla em inglês).

Pra encerrar, Fabíola Zerbini, diretora Regional para América Latina do TFA, reforçou que este é um processo em elaboração. “Nós convidamos todos a se juntarem a nós neste processo de diálogo e construção”.

Você pode assistir o evento em inglês aqui