Barra do Garças define visão em comum pela produção inclusiva e sustentável

 

Sociedade civil, terceiro setor e Município assinaram carta de intenções aderindo à Estratégia Estadual Preservar, Conservar e Incluir (PCI)

Barra do Garças, a 521 km ao Leste de Cuiabá, dá um importante passo nesta sexta-feira (26) rumo à produção inclusiva e sustentável. Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI), The Nature Conservancy (TNC), a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), entidades públicas e iniciativa privada assinaram uma carta de intenções que define uma visão de futuro para as principais atividades econômicas atuais e potenciais do municipío, como o turismo sustentável.

Após várias rodadas locais de engajamento com diferentes setores sociais e econômicos, o documento traz a visão em comum dos atores locais para o desenvolvimento sustentável do território. Após a assinatura da carta de intenções, os parceiros construirão, em conjunto, um Memorando de Entendimento em que serão detalhadas as metas quantitativas que refletem a visão. O resultado será o Plano de Desenvolvimento Municipal de Barra do Garças, que seguirá diretrizes de estímulo à produção econômica, conservação ambiental e inclusão socioprodutiva – tripé que dá base à Estratégia Estadual Produzir, Conservar e Incluir (PCI).

“Nosso papel é fomentar a coalizão de entidades, empresas, poder público e organizações da sociedade civil rumo a esse futuro mais eficiente e sustentável, respeitando as peculiaridades da região. Em Mato Grosso já temos experiências no vale do Juruena e em Sorriso, e aqui em Barra do Garças o ambiente se mostrou propício para esse próximo passo”, observa a diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo.

Algumas das vocações de desenvolvimento sustentável de Barra do Garças já são conhecidas pelos signatários da carta de intenções e sinalizam oportunidades em setores como a integração lavoura-pecuária-floresta, produção de energias renováveis, o fomento às cadeias produtivas da agricultura familiar, a inclusão das comunidades indígenas e a implantação do turismo em área rural. “Nossa pauta inclui também regularização fundiária e a elaboração de um programa de pagamento de serviços ambientais”, antecipa o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias.

Trata-se de um projeto de médio/longo prazo, que está sendo elaborado de forma coletiva e horizontal, com objetivo principal de transformar o município de Barra do Garças em uma referência em sustentabilidade.

A assinatura ocorreu na Câmara Municipal de Barra do Garças. Além da Prefeitura, Câmara, TNC e IDH, a carta de intenções tem apoio de empresas, associações de produtores, bancos, entidades e órgãos públicos. Veja aqui a lista completa dos signatários