Carrefour, Marfrig e Casterleite aderem ao Pacto PCI do Vale do Juruena

Na segunda rodada de adesão ao Pacto Regional PCI do Vale do Juruena, três importantes players da iniciativa privada formalizaram sua participação. O evento foi realizado no final de setembro e formalizou a entrada de Carrefour, Marfrig e Casterleite no pacto, que busca promover a produção sustentável de bezerros aliada à produção de leite e de commodities como cacau e café.

“A primeira rodada de adesão foi em maio de 2018 e o objetivo desta segunda foi trazer mais atores do setor privado para participar da agenda”, pontuou o diretor executivo da Natcap, Mathias. A Natcap é o parceiro implementador da IDH no projeto realizado no Vale do Juruena, em Mato Grosso.

O Carrefour, que já é parceiro do projeto de Produção Sustentável de Bezerros, apoiará o pacto não apenas visando a commodity carne, mas contribuindo na governança das ações e fomentando também a produção de café e cacau. “É um ator muito forte que vem da parte da demanda, tanto no varejo como na indústria, que pode contribuir com a comercialização dos produtos do Vale do Juruena, além de nos ajudar a comunicar o que vem sendo feito nesta região para atores externos”, analisa Mathias.
“A parceria com a IDH visa capacitar os produtores sobre as melhores práticas de manejo, aumento de produtividade da terra, restauração e conservação, gerando maior eficiência, desenvolvimento social, econômico e ambiental”, avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Atuamos para que os produtores de bezerros, que são fundamentais para a produção sustentável da pecuária, possam beneficiar toda a cadeia”, complementa.

Já a Marfrig, além do interesse na carne, busca parceiros que cumpram as exigências buscadas com sua política de rastreabilidade dos animais. “Há um interesse grande em fomentar a região do Juruena como uma paisagem capaz de fornecer bezerros cuja originação esteja em compliance com a política de compra da indústria”, reitera Mathias.

Leonel Almeida, gerente de Sustentabilidade da Marfrig, explica que o foco principal com a parceria é ampliar o controle das informações de originação da carne para a cadeia de fornecedores indiretos. “Conseguimos rastrear nossos fornecedores diretos, mas ainda temos cerca de 50% dos indiretos não inseridos nesse cenário. Esse projeto nos permitirá ter o ciclo completo”, pontua.

Em Mato Grosso, a Marfrig tem aproximadamente 5 mil fornecedores diretos. São propriedades pecuaristas que se enquadram no perfil de compliance exigido pela indústria: a origem dos animais é rastreada, as exigências ambientais são seguidas, as condições trabalhistas estão em consonância com a legislação e não há impacto sobre comunidades tradicionais e/ou indígenas, além de serem propriedades que não realizam desmatamento ilegal.

“Esse é o anseio dos nossos clientes. A nossa adesão ao Pacto Regional do Vale do Juruena é uma forma de incentivarmos que os produtores que ainda não tiveram condições de adotar essa gestão de informações em sua propriedade invistam nesse avanço”, afirma Leonel.

O laticínio Casterleite foi outro parceiro privado a ingressar no pacto. “Estamos na expectativa. Nosso foco não é aumentar o número de produtores, mas fazer com que cada produtor consiga aumentar sua produtividade. Com isso, ganham os produtores e ganha o laticínio”, afirma Lenoir Maria, proprietário do Laticínios Casterleite Ltda. Com sede em Castanheira, a indústria tem cerca de 300 fornecedores espalhados pelo Vale do Juruena. “Temos demanda reprimida para suprir. Com certeza, qualquer aumento na produção será absorvido pelo mercado”, antecipa.

“Sabemos que o leite é uma importante fonte de renda da agricultura familiar, principalmente em assentamentos. Assim, além de termos agora um parceiro privado e local, ganharemos capilaridade com a Casterleite, o que vai nos ajudar a nos aproximarmos ainda mais das famílias produtoras”, enumera Mathias. Uma das ações já identificadas com potencial na parceria com a Casterleite é o cofinanciamento para a produção de leite, diversificando com cacau e café.