Colaboração entre equipes do Brasil e da Índia amplia atuação da IDH para o semiárido brasileiro

A IDH firmou uma parceria com a Fundação Laudes para desenvolver o escopo de implementação de um programa de resiliência climática e adaptação com foco no algodão através da abordagem territorial Produzir, Preservar e Incluir. A iniciativa é uma colaboração direta das equipes do Brasil e da Índia, estendendo a presença da IDH para a região do semiárido brasileiro, incluindo municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Foto: Governo da Paraíba

O programa busca promover ecossistemas agrícolas que conservam e restauram os recursos naturais e aumentam a resiliência das comunidades. As intervenções visam melhorar a renda dos produtores, ao mesmo tempo que possibilitem às empresas obterem algodão de áreas com responsabilidade ambiental e social. Para isso o programa incluirá ações voltadas para temas relevantes como violência de gênero, nutrição e inclusão social.

A proposta é que esse primeiro estudo identifique ações prioritárias em cada um dos pilares PPI, para cada território, incluindo o mapeamento de parceiros públicos, privados e investidores. Para esse trabalho, a IDH conta com a parceria da WRI, Natcap e Embrapa, através do professor Eduardo Assad.