Colômbia avança na implementação dos Pactos Produzir, Preservar e Incluir em três estados

A equipe da IDH da Colômbia e a Fundação CREER realizaram oficinas presenciais para concluir junto aos representantes locais as metas e indicadores dos Pactos PPI (Produzir, Preservar e Incluir) dos estados de Magdalena, Cesar e Huila. Atendendo aos protocolos de biossegurança de cada região, as oficinas reuniram atores de organizações privadas, públicas e civis que tiveram a oportunidade priorizar metas e propor métricas e indicadores de monitoramento. Ao final, a equipe consolidou e validou essas informações que guiarão a implementação das metas dos pactos nos próximos meses.

As discussões giraram em torno de temas como aumento e manutenção da produtividade das principais commodities da região, fortalecimento e complementação da assistência técnica com programas de educação e inovação, gestão da água e estratégias inclusivas para pequenos agricultores (diversificação, educação, acesso ao crédito, gênero estratégias).

Segundo o líder dos produtores de cacau de Huila, Orlando Escobar, os objetivos e indicadores discutidos durante as oficinas reúnem interesses e visões de todos os atores do estado em torno de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável na região. “Exercícios como este para validar conjuntamente uma visão de território é importante para o envolvimento e empoderamento dos atores locais, regionais e nacionais”, ponderou Escobar.

Nas próximas semanas devem ser assinados os Memorandos de Entendimento (MoU) de cada Pacto o que dará início à fase de implementação “Pós Pacto”com a definição do processo de governança e monitoramento e um plano de ação.

Conselho da Iniciativa AgroColombia avalia progressos na implementação dos Pactos PPI

O Conselho da Iniciativa Agrocolombia Productiva Y Sostenible, liderada pela IDH, se reuniu no mês de julho com o objetivo de avaliar os avanços das ações, principalmente a construção dos Pactos PPI e discutir como engajá-los na plataforma SourceUp.

“Esperamos que esses três pactos sejam exemplos de abastecimento sustentável na Colômbia e que possam ser replicados em outros estados”, disse Mathew Spencer, Diretor Global de Paisagens da IDH, reconhecendo a importância do engajamento dos associados neste processo.

O representante do Ministério da Agricultura, Daniel Arboleda, reforçou o apoio à Iniciativa para o alcance de metas de sustentabilidade no setor agrícola da Colômbia. “Graças a essa colaboração de importantes atores privados e públicos estamos conseguindo avançar em eixos de ação como sustentabilidade ambiental, oportunidades econômicas e segurança alimentar”, enfatizou.

A plataforma SourceUp foi apresentada por Antonio Roade que explicou a conexão dos Pactos com os mercados globais através dessa ferramenta que torna visíveis os compromissos de sustentabilidade nas cadeias produtivas, além de apoiar a atração de recursos e investimentos adicionais de diferentes setores interessados.

Os participantes do encontro afirmaram que a SourceUp será uma oportunidade de reconhecimento dos esforços de cada região, impulsionando o trabalho da AgroColombia.

Também participaram da reunião, representantes de: Alqueria, Nestlé, Alpina, ProColombia, Ministério do Meio Ambiente, TNC, Corpohass, Fedepalma, Bayer, Casa Luker e a Associação Colombiana de Produtores. Para saber mais sobre a Iniciativa Agrocolombia Productiva Y Sostenible acesse o site aqui.