Colômbia e IDH reforçam compromisso pelo desenvolvimento agropecuário territorial

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia e a IDH apresentaram em outubro o enfoque territorial para ampliar a produtividade e consolidar a sustentabilidade na produção agrícola dos Departamentos de Cesar, Magdalena e Huila. O anúncio foi feito a parceiros da AgroColombia Productiva y Sostenible, aliança público-privada apoiada pelo Governo Nacional com a missão de identificar, alinhar e ampliar práticas sustentáveis de fomento ao desenvolvimento agrícola.

A vice-ministra de Assuntos Agropecuários, Marcela Urueña, disse que “o compromisso com a IDH é focar no desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas e dos territórios onde estão inseridas, incluindo fatores de produtividade e competitividade”. As cadeias produtivas a serem priorizadas são de frutas tropicais como abacate e manga, além de cacau, palma e laticínios/pecuária.

“Vários desses produtos têm oportunidade de expansão no mercado nacional e de conquistarem mercados internacionais, aproveitando acordos de livre comércio já assinados pela Colômbia”, afirmou a vice-ministra.

As ações serão desenvolvidas seguindo a abordagem de sucesso implantada pela IDH em Mato Grosso. “Nossa intenção é que as cadeias produtivas sejam impulsionadas dentro do conceito de governação Produção, Proteção e Inclusão (PPI)”, explica Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.
A apresentação da parceria foi realizada para um público formado por Procolombia, Alqueria, Alpina, Nestlé, Fedepalma, SAC, TNC, Bayer e como convidados especiais as Embaixadas da Holanda, Reino Unido, Suíça e França.