Comitê da Estratégia PCI se reúne em Cuiabá/MT

26 Sep 2017 Sequência nas metas para o desenvolvimento sustentável foi um dos objetivos do encontro

Membros do Comitê da Estratégia Produzir, Incluir, Conservar (PCI) realizaram na última semana, nos dias 13 e 14 de setembro, em Cuiabá/MT, mais um encontro para discutir as ações para a implantação da PCI.

A PCI possui metas ambiciosas nos três eixos propostos: expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos, e inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais.

Durante o encontro, que reuniu mais de 80 pessoas, foram discutidos e validados temas como Atualizações no Plano de Implementação PCI e resultados alcançados até agora, Plano de Comunicação e Mecanismos Financeiros, Pactos Regionais, além de reunir posicionamentos dos membros. O vídeo institucional da PCI também foi apresentado ao público.

Um dos pilares de atuação da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) no Mato Grosso é a estruturação e o apoio ao desenvolvimento da estratégia PCI. Para Daan Wensing, Diretor do Programa Global de Territórios da IDH, produzir considerando aspectos de conservação e inclusão é o objetivo da IDH. “Já obtivemos bons resultados, mas queremos agora trabalhar em maior escala l. O intuito é buscar por suporte financeiro e prover conhecimento para nossos parceiros, alinhado com o Comitê. A PCI tem todas as ferramentas para a estratégia de crescimento.”, afirma.

No evento, foi assinada uma carta de entendimento para o fortalecimento das ações de apoio as metas PCI entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e a IDH. O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, frisou que o interesse social é o que motiva a iniciativa. “É possível conectar as pessoas e somar forças visando o desenvolvimento sustentável”.

Presente no encontro, o embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, ressaltou que a organização de ideias e a disposição em conseguir investidores demonstram o nível de comprometimento do Estado em prol da sustentabilidade ambiental. “O compromisso em ter zero desmatamento ilegal até 2020 é um exemplo para outros países e estados. A Noruega apoia e considera o PCI uma estratégia importante e inclusiva, na qual produtores, ONGs, universidades, sociedade civil e empresas têm sua contribuição”, afirma Gunneng.

No segundo dia, 14/09, foi realizado um encontro entre membros da PCI e financiadores que atuam no Mato Grosso para identificação de como as suas estratégias podem apoiar a estratégia PCI de forma mais coordenada.

Foi apresentado também a PCI Facility, que tem como finalidade apoiar o governo de MT a implementar a Estratégia e programas, articular atores representativos, captar e administrar recursos complementares que alavanquem novos investimentos, definir estratégias e gerir conhecimento e promover comunicação e engajamento.

Fernando Sampaio, diretor executivo da PCI, explica que o trabalho está focado na formatação de mecanismos capazes de atrair investidores para concretizar as metas da PCI. “Com o uso efetivo de instrumentos financeiros, Mato Grosso pode atrair com êxito o capital privado necessário, aumentando de forma sustentável a produção agrícola e, ao mesmo tempo, conservando as florestas”.

More news

More news

Sorry

Your browser is too old to optimally experience this website. Upgrade your browser to improve your experience.