Comitê de Investimentos do Instituto PCI avalia progressos no aporte de recursos para Mato Grosso

Foi realizada no dia 30 de junho, a reunião virtual do Comitê de Investimento do Instituto PCI, que contou com a participação de 26 membros, sob a coordenação da IDH.

O Comitê de Investimentos é um órgão consultivo que faz parte da estrutura de governança do Instituto PCI, para o qual a IDH foi indicada como coordenadora pelas organizações fundadoras. O comitê de investimentos tem um papel de atrair novos investimentos públicos e privados para a Estratégia PCI.

A reunião foi dividida em três momentos. O primeiro foi uma apresentação sobre finanças sustentáveis e suas oportunidades para o agronegócio, realizada por Orlando Editore, da consultoria Proactiva, novo membro do Comitê de Investimentos.

No segundo momento da reunião foi apresentada uma pesquisa realizada pela Secretaria da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, para identificar os recursos não reembolsáveis destinados ao Estado que contribuem para a implementação das metas sob a Estratégia PCI. Parte dos resultados preliminares, apresentados pela Coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Rita Chiletto, mostram que os principais investidores são: Petrobrás, Governo da Noruega e Governo da Alemanha, com 36 iniciativas conjuntas, seguidos pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), com 17 projetos, Fundação Moore, em quarto lugar, Tesouro Estadual e Embrapa, com 9 projetos cada, e na quinta posição, Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), Banco do Brasil, Climate and Land Use Alliance (CLUA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com 8 iniciativas cada.

“A IDH já investiu quase 9 milhões de euros em projetos no Mato Grosso de 2016 a 2020 e para nós esse mapeamento é um passo importante para organizar os esforços de todas as instituições que apoiam a Estratégia PCI, conectando iniciativas complementares. A pesquisa vai alimentar o trabalho da consultoria que está sendo contratada para desenvolver os modelos de investimento para implementação da Estratégia PCI”, afirma Marcela Paranhos, Gerente de Investimentos da IDH no Brasil e coordenadora do Comitê.

A terceira parte da reunião foi conduzida pelo Diretor Executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, que atualizou os membros sobre ações conduzidas no mês de junho relativas à agenda de investimentos, que incluiu a missão virtual realizada pelo Banco Mundial ao Estado do Mato Grosso, conversas com a iniciativa Partnership for Forests (P4F), Soft Commodities Forum (SFC), World Resources Institute (WRI) Brasil, entre outras.

“Existem diversas possibilidades de investimentos que estamos concretizando ou a caminho de serem concretizadas. Desde investimentos corporativos, como o feito pelo SCF, investimentos ou apoios diretos à estruturação da PCI, como os sendo discutidos com o P4F e WRI, e negociações de investimentos no Estado, em curso com o Banco Mundial. É esse conjunto todo que permitirá dar escala à estratégia e alcançar o impacto desejado”, ressalta Sampaio.