Desafios da gestão territorial sustentável: refletindo e compartilhando ideias

Nos dias 23 e 24 de agosto, a equipe da IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável se reuniu com o Imazon e a NatCap, parceiros implementadores dos Pactos Regionais. O objetivo do encontro foi avaliar os avanços, discutir estratégias de atuação, trocar experiências e planejar as próximas fases de implementação dos Pactos.

Os parceiros implementadores apresentaram o estágio atual de avanços dos Pactos no Vale do Juruena e Sorriso, no Mato Grosso, e também em Paragominas, no Pará. Com o apoio da equipe da IDH, foram definidas as estratégias de atuação para as próximas fases.

A reunião contou com a participação de representantes da NatCap, Mathias Almeida e Alexandre Correa; do Imazon, Paulo Amaral e Beto Veríssimo; e também com a importante contribuição de um parceiro do Imazon na região, René Poccard, pesquisador do CIRAD, instituição de pesquisa francesa que segue os moldes da Embrapa. Ele compartilhou informações relevantes sobre o histórico de desenvolvimento do município e alguns elementos de análise, que ajudaram a entender os desafios apresentados na construção do Pacto em Paragominas. Junto com representantes da Prefeitura de Paragominas, o CIRAD tem apoiado o Imazon no processo de engajamento e articulação com os atores-chave da região.

Outro ponto de destaque da reunião foi a possibilidade de troca de experiências entre os parceiros implementadores dos projetos e a IDH.

“Reuniões presenciais de análise e revisão de planejamento possibilitam uma troca de experiências imensa, com aprendizados mútuos e, na maioria das vezes, nesta troca surgem informações e perspectivas que normalmente não são capturadas por relatórios técnicos escritos. É nestes momentos que surgem excelentes ideias e soluções para adaptação das estratégias e planejamento futuro”, afirma Ivens Domingos, da IDH.