Empresas e governos demonstram interesse na proposta de ‘PCI da Colômbia’

A equipe da IDH Colômbia realizou, nas duas primeiras semanas de março, visitas aos municípios considerados prioritários para a implantação do projeto de desenvolvimento territorial sustentável nas regiões de Cesar e Huila. O trabalho tem como objetivo estreitar relações para o engajamento dos atores locais, governos e empresas para o sucesso das atividades propostas. “É fundamental termos uma compreensão mais profunda do contexto dos territórios, promovermos encontros com possíveis interessados ​​e compartilharmos, com atores locais, governos e empresas, a visão estratégica de atuação com territórios sustentáveis que a IDH preconiza”, ressalta Carolina Tenório, gerente sênior do Programa de Territórios Sustentáveis da IDH na Colômbia.

A proposta desperta bastante interesse nos atores envolvidos, como por exemplo, a empresa Luker Chocolate, com grande participação no mercado nacional de cacau e que já desenvolve um projeto em Huila (Efecto Cacao), Nestlé e Alqueria, presentes na região de Cesar, além da Fedepalma, em Magdalena, prefeitos locais, associações de produtores e autoridades regionais.

Esse interesse em construir um consenso e parcerias coletivas para o desenvolvimento de uma visão de território sustentável pode ser exemplificado pela fala do governador de Huila, Luis Enrique Dussan, que disse: “Quero que Huila se torne o Mato Grosso da Colômbia”.

A referência está relacionada ao fato de que a proposta colombiana segue a estratégia já desenvolvida e testada, com sucesso, pela IDH no estado mato-grossense, onde há uma política pública estadual com exemplos de regionalização, acordadas voluntariamente, por diversos atores públicos e privados, para o atingimento de metas que visam o aumento da produção, da conservação dos recursos naturais e da inclusão de agricultura familiar. A abordagem territorial foi aprovada pela Diretoria Executiva da Iniciativa AgroColombia Produtiva e Sustentável em outubro de 2019.

“Existe um interesse crescente dos mercados consumidores em vincularem suas compras a territórios sustentáveis. E a IDH cumpre o desafio de conectar os produtores com essas empresas, envolvendo o setor público e garantindo o acesso de pequenos negócios rurais neste processo”, reforça Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e Diretora do Programa de Territórios Sustentáveis da América Latina.

A IDH prevê cerca de um milhão de euros para co-investimento com o setor privado nesse trabalho.

Além dos territórios de Cesar e Huila, a região de Magdalena também será beneficiada, mas as visitas nesta localidade foram adiadas por causa do contexto do Coivid-19, cuja recomendação da Organização Mundial de Saúde é evitar a circulação de pessoas.

Neste período de controle e prevenção da Covid-19, os contatos continuam acontecendo por meio remoto (online) para organização interna e compartilhamento de informações com os parceiros envolvidos.