Engajamento e mobilização de produtores são essenciais para o avanço do programa “Produção Sustentável de Bezerros”

A transformação de mercados no sentido de alcançar produção, comércio e consumo mais sustentáveis passa necessariamente pela construção de parcerias público-privadas entre empresas inovadoras, produtores, organizações da sociedade civil e governos. A IDH atua na estruturação destas parcerias conectando estes atores-chave aos mercados nacional e internacional buscando a gestão sustentável de cadeias produtivas.

Contudo, para que a transformação e o impacto socioambiental aconteçam em uma determinada região ou cadeia produtiva é necessário o engajamento e mobilização efetiva dos produtores, e que os ganhos e benefícios desta transformação realmente cheguem até eles.

Um exemplo desta parceria é o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, que uniu a IDH, o Grupo Carrefour e a Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat). A associação é uma das idealizadoras do Programa e parceira implementadora do Projeto no Vale do Araguaia, sendo responsável pelo engajamento e mobilização de produtores nos três municípios (Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, e Paranatinga), que alcançará 300 produtores.

Confira o depoimento de um dos membros da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, falando sobre o programa e a importância da parceria com IDH e Grupo Carrefour: