Equipe Latam da IDH avalia cenário e planeja atuação para os próximos meses

A pandemia da Covid-19 exigiu uma adaptação também no formato de interação das equipes da IDH no Brasil e na Colômbia (América Latina – Latam) com seus parceiros e colaboradores. Tradicionalmente, todos os anos, eram realizadas reuniões presenciais, a cada trimestre, para o fortalecimento das relações, atualizações sobre trabalhos desenvolvidos e planejamento das ações prioritárias relacionadas ao Instituto PCI, Pactos Regionais PCI, projetos de cofinanciamento com a iniciativa privada e de apoio ao governo do Estado de Mato Grosso. Esse ano, toda essa programação foi conduzida de forma online, ao longo dos últimos cinco meses.

A primeira etapa foi a análise dos impactos primários nas atividades previstas para o ano, principalmente as direcionadas ao campo, suspensas em função da pandemia mundial. Como resultado deste processo, foi elaborado um calendário de seminários online com o objetivo de manter a conexão e o engajamento dos parceiros envolvidos nas iniciativas. Entre maio e agosto, 24 eventos online foram realizados ou tiveram o envolvimento direto das equipes das equipes Latam e Global, abordando diversos temas, em seminários nacionais e internacionais.

Ao mesmo tempo, foram conduzidas reuniões com os parceiros para readequar o planejamento das atividades para o formato online, identificando modelos, ferramentas e iniciativas que poderiam auxiliar nesse processo.

Como a pandemia se estendeu por um período mais longo do que o previsto inicialmente, o formato de atuação virtual se consolidou. Neste cenário, IDH e parceiros fizeram novas rodadas de diálogo, desta vez, avaliando os impactos gerados nas atividades, entregas e orçamentos previstos. Essa avaliação resultou em uma ferramenta de monitoramento que consolidou os efeitos da pandemia nas atividades e apoiará a tomada de decisões estratégicas para a atuação nos próximos meses.

O comprometimento dos parceiros nesse processo de adaptação, manutenção do engajamento e desenvolvimento das ações resultou em conquistas importantes, mesmo em um cenário que parecia adverso. Durante esse período, podemos citar como exemplo, o registro de novas adesões aos Pactos Regionais PCI, o estabelecimento de novas parcerias com a iniciativa privada em projetos de cofinanciamento, o lançamento de um plano audacioso de longo prazo para a pecuária sustentável no Brasil, e o estabelecimento uma nova fronteira de atuação no estado do Maranhão.

“Desde o início, nosso esforço está concentrado em buscar e oferecer soluções. Nos dedicamos a pensar e planejar o que poderia ser feito para melhorar nossa atuação e de nossos parceiros durante esse período delicado. Aprendemos muito e acreditamos que ainda há muitas oportunidades. Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos e queremos compartilhar com nossos parceiros todos os resultados e conquistas”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentável na América Latina.