Estratégia PCI apresenta Grupo de Ação Corporativa

A Iniciativa PCI – Produzir, Conservar e Incluir, criou em dezembro do ano passado o Grupo de Trabalho Valor, Engajamento e Comunicação.

O papel desse grupo é propor estratégias para atrair investimentos e parcerias de mercado com o setor privado para o Mato Grosso e mais especificamente para as iniciativas de campo que estão ajudando a PCI a acontecer.

O Diretor Executivo da PCI, Fernando Sampaio explica uma das ações mais relevantes organizadas pelos participantes desse GT foi a organização para engajamento com as empresas, ou Corpororate Action.

A Corporate Action tem como objetivo reunir as empresas interessadas na estratégia PCI e no Estado do Mato Grosso para facilitar o intercâmbio de ideias e apresentar possibilidades concretas para que estas possam se engajar no território.

“Muitas empresas têm ações de sustentabilidade em suas cadeias de valor. O que queremos é que elas orientem essas ações em Mato Grosso de forma a acelerar as metas da PCI e gerando valor para os atores locais”, explica o Diretor-executivo sobre as ações.

A partir disso, foi lançado o Corporate Action Group em setembro deste ano, durante o Global Action Summit na Califórnia, já convidando as empresas interessadas a participar de uma primeira reunião no dia 5 de novembro. Participaram desta reunião: Amaggi, Carrefour, Denofa, Syngenta, Votorantim, AIPC, Cargill, ADM, Bunge, Carrefour e Cofco, além de IDH, TFA, Aliança da Terra.

Durante o GCAS, empresas como Unilever e WalMart, anunciaram que apoiariam iniciativas jurisdicionais (como a PCI), com o WalMart mencionando especificamente Mato Grosso.

“Produzimos um material especificamente endereçado às empresas que estamos convidando para o Corporate Action, explicando o que é a PCI e os benefícios para as empresas que participam, um mapa de riscos e oportunidades em relação ao território e um convite com os objetivos do Grupo”, conta Fernando.

Parceria com a IDH 

A IDH também faz a conexão do território com o setor privado, e por isso é uma das principais parceiras da PCI nessa estratégia.

O investimento feito pela IDH em parceria com o Carrefour, Programa Produção Sustentável de Bezerros é um exemplo prático de como o setor privado pode apoiar uma iniciativa territorial, e mais exemplos desses pudessem acontecer em Mato Grosso.