Estratégia PCI participa da COP 24 na Polônia

Durante a COP24 na Polônia, a IDH participou de um painel promovido pela estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir), que contou com a participação do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável) e da RTRS para discutir o tema “Cadeias Produtivas e Iniciativas Territoriais promovendo o comércio sustentável”.

Durante duas semanas, os países participantes apresentaram as diretrizes para implementar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) nas áreas de mitigação, adaptação e financiamento.

Fernando Sampaio, Diretor Executivo da PCI, apresentou os avanços da abordagem territorial da estratégia no estado de Mato Grosso. Joost Oorthuizen, CEO da IDH, apresentou a abordagem territorial adotada pela IDH para atuação no Brasil, a importância da PCI para amparar esta abordagem e o novo mecanismo de mercado VSA.

Falou também sobre a importância da conexão entre os territórios sustentáveis e o mercado por meio da VSA, e o Brasil como pioneiro na utilização desta abordagem em escala nas regiões do Vale do Juruena, no Mato Grosso, e em Paragominas, no Pará.

“A estratégia P, C e I no Mato Grosso é um dos exemplos mais avançados do uso da abordagem integrada entre produção sustentável de crescimento verde. É uma jurisdição extremamente importante em termos de produção de commodities e potencial de proteção de florestas. Como IDH, nós estamos muito animados com o novo modelo VSA, que está sendo testado com os parceiros no Mato Grosso. Ele nos permite viabilizar que estas jurisdições inovadoras se tornem transparentes em suas performances, e também mais atrativas para compradores e investidores. A COP é uma grande plataforma para discutir este modelo”, completa Joost.