Fapcen e IDH promovem reuniões com apoiadores do Pacto PPI da Região de Balsas-MA

Desde a apresentação da proposta de construção do Pacto Produzir, Preservar e Incluir (PPI) para a região de Balsas-MA, no dia 10 de julho, a Fapcen (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) e a IDH têm estabelecido conexões para identificar e ampliar o número de parceiros interessados em apoiar a iniciativa. Exemplos dessa mobilização foram duas reuniões (virtuais) estratégicas realizadas no final de agosto.

A primeira delas foi um encontro interestadual que contou com a participação de atores do estado do Maranhão, como o vice-governador, Carlos Brandão, secretários de Estado e representantes de diversas associações do agronegócio. De Mato Grosso, participaram o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio.

O objetivo foi estabelecer uma proximidade de diálogo entre os dois estados para identificar sinergias e parcerias que possam apoiar a construção do Pacto PPI na região de Balsas a exemplo da estratégia desenvolvida com sucesso em Mato Grosso.

Durante a conversa, um dos temas abordados foi o modelo de parcerias público-privadas para obras de infraestrutura, principalmente construção e manutenção de estradas, que tem relação com o eixo Produzir. “Entendemos que há diferenças nas características dos dois estados, mas o Maranhão, assim como o Mato Grosso, é um estado importante na produção agropecuária, com a demanda crescendo e precisamos agregar valor através dessas parcerias”, disse Brandão.

“Temos exemplos que estão há 20 anos dando certo aqui. Então, ficamos a disposição para apoiar o estado do Maranhão nesse tipo de cooperação que traz muitos benefícios e muda a vida dos produtores e de todas as pessoas da região”, ressaltou Pivetta.

Um segundo encontro virtual envolveu representantes das Secretarias de Estado de Agricultura e Pesca do Maranhão, e secretários municipais de agricultura, meio ambiente e agricultura familiar de cinco das 12 cidades previstas para compor o Pacto PPI da Região de Balsas. Durante a reunião foram apresentadas as etapas de construção da proposta e coletadas considerações que serão incorporadas ao processo de desenvolvimento do pacto.

Para a superintendente da Facpen, implementadora do Pacto, Gisela Introvini, “estes encontros consolidam a credibilidade da proposta rumo a sua implementação, reforçando a missão da Fundação que é a promoção do desenvolvimento sustentável envolvendo a intermediação do diálogo entre as autoridades governamentais e os produtores rurais”, reafirmou.

Daniela Mariuzzo, diretora executiva da DH Brasil, instituição financiadora do Pacto, explica que a estratégia é composta por três eixos, com metas para produção, conservação e inclusão. “Estamos convidando todos os atores de governos, empresas, comunidades, produtores, ONGs e demais interessados a fazer parte da construção dessa visão conjunta de planejamento, de longo prazo, de uso sustentável do território da Região de Balsas”, adicionou.

A previsão é de que a assinatura dos parceiros oficializando o apoio ao Pacto PPI da Região de Balsas aconteça até novembro deste ano.