Fomentar investimentos privados para conter o principal fator de desmatamento na Amazônia

Embora exista um debate acirrado sobre o número de incêndios na Amazônia e no Cerrado e sobre quem seria o culpado, a IDH continua a desenvolver soluções para conter o desmatamento no Brasil. No Mato Grosso, trabalhamos em conjunto com o governo do estado, com produtores de soja e carne bovina e com seus compradores para intensificar a atividade de criação de gado, integrar a produção responsável de soja e aumentar a demanda sustentável do mercado.

Em 13 de setembro, assinamos um Protocolo de Intenções com a Marfrig, para impulsionar a produção sustentável de bezerros como parte dos compromissos que a empresa assumiu emitindo em julho o “Sustainable Transition Bond de USD 500 milhões”. Daan Wensing, Diretor Global de Territórios Sustentáveis: ‘Nosso objetivo é reduzir pela metade o uso da terra para a criação de gado e liberar milhões de hectares para a produção agrícola e conter o principal fator de desmatamento e degradação da terra no Brasil.’

Um pouco mais de um animal por hectare*. Essa é a densidade média da criação de gado tradicional no Brasil. Na Holanda são quatro. Se pudermos chegar a dois animais por hectare, poderemos liberar milhões de ha de terras aráveis. A atividade da pecuária ocupa cerca de 42% da área total em propriedades rurais no Mato Grosso, enquanto a agricultura ocupa apenas 18%**. Ao intensificar a criação de gado, reduzimos pela metade a área necessária para essa atividade e dobramos a produção agrícola sem um ha de desmatamento.

A indústria de carne bovina no Brasil está comprometida com as metas de desmatamento zero há mais de 10 anos e estabeleceu sistemas de monitoramento muito precisos para o Nível 1 da cadeia de suprimentos (fornecedores diretos das fazendas de engorda), excluindo aqueles que não atingiram seus critérios socioambientais. Essa estratégia diminuiu o risco de desmatamento causado pela indústria de carne bovina, mas não foi eficaz o suficiente para resolver os riscos de desmatamento dos territórios. Nesse contexto, a Marfrig emitiu em julho de 2019 o Sustainable Transition Bond de USD 500 milhões a ser investido nos próximos 10 anos na compra de gado do bioma Amazônia, expandindo a política socioambiental para os níveis 2 e 3 da cadeia de suprimentos, atingindo os produtores de bezerros.
Outro passo importante em setembro foi a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a IDH e a Marfrig Global Foods, um dos principais produtores mundiais de carne bovina, para apoio na estruturação de um programa que apoie o atingimento dos compromissos assumidos de acordo com o bond emitido, com enfoque em Mato Grosso, Pará e Rondônia.

O foco do programa nos próximos 12 meses será: (1) a estruturação de redes de assistência técnica para melhorar a produtividade e conformidade ambiental; (2) o desenvolvimento de mecanismos financeiros inovadores no nível da fazenda, com foco na implementação do Código Florestal, intensificação e integração do gado com outras culturas e florestas, pagamento por serviços ecossistêmicos e manutenção dos compromissos de desmatamento zero; e (3) a projeção de um sistema de monitoramento adicional que cubra toda a cadeia de valor, desde bezerros até a indústria e indicadores sobre a melhoria dos territórios sustentáveis.

Para desenvolver uma solução de território sustentável que apoie o estabelecimento de um programa de longo prazo para a produção sustentável de bezerros e a proteção do gado e da floresta no bioma Amazônia, a IDH está unindo estrategicamente a indústria da carne bovina, os produtores de gado (de pequenos a grandes agricultores) e o setor financeiro, através do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, cofinanciado pela IDH e pela Fundação Carrefour no Estado de Mato Grosso. A parceria com a Marfrig dará escala às soluções que estão sendo pilotadas pelo Programa.

“Estamos trabalhando lado a lado com o estado de Mato Grosso e com parceiros da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do estado. Nós estamos construindo pilotos de Áreas de Originação Verificadas (VSAs) para vincular a produção sustentável de carne bovina a compradores como o Carrefour. O próximo passo é trabalhar no estabelecimento e no dimensionamento de novas parcerias e no equilíbrio entre produção, conservação e inclusão por meio de investimentos, coordenação com mercados e apoio do governo”, disse Daan Wensing, Diretor Global de Territórios Sustentáveis da IDH.

O Protocolo de Intenções foi assinado na manhã de 13 de setembro na presença de representantes da Marfrig Global Foods e da IDH, além de oito instituições financeiras e fundos de investimento.

* 1,32 cabeças/ha de acordo com a ABIEC – Página 13 – http://www.brazilianbeef.org.br/download/sumarioingles2019.pdf

** Segundo dados do IBGE no “Censo Agro 2017” – https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/MT.pdf