Representantes do Fundo de Investimentos &Green visitaram Mato Grosso no mês de janeiro, para conhecer a cadeia produtiva da pecuária sustentável, do bezerro até a indústria.
O grupo esteve na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para entender o monitoramento e fiscalização realizados para combater o desmatamento ilegal. “Trabalhamos para autuar 100% das infrações e para cessar os desmatamentos que estejam ocorrendo. O nosso foco é agir para manter a floresta em pé”, explicou, na oportunidade, Luciane Bertinatto, secretária adjunta de Gestão Ambiental. Os representantes do Fundo de Investimentos ainda se reuniram com o diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, para entender como a Estratégia Estadual PCI se conecta com investimentos e chegam até as diferentes regiões do estado.
Na sequência, os investidores se deslocaram até o município de Juruena, região noroeste de Mato Grosso, para conhecer o Pacto Regional da PCI do Vale do Juruena e o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, desenvolvido desde 2019 pela IDH, em parceria com a Fundação Carrefour, Fazenda São Marcelo e Acrimat. O Programa, voltado para a intensificação da pecuária, possui metas que contribuem diretamente para o Pacto PCI local e para a Estratégia PCI Estadual.
Ao final da jornada em Mato Grosso, a avaliação foi extremamente positiva. “Ficamos positivamente impressionados com o nível de comprometimento e organização que vimos em Mato Grosso e também como é importante estabelecer as conexões entre os diferentes atores para garantir um processo de produção livre de desmatamento”, relatou Elea Papaemmanuel, do &Green.
Além da equipe da IDH Brasil, a visita também contou com o apoio e acompanhamento do diretor de sustentabilidade do Grupo Marfrig, Paulo Pianez.
O Fundo
O Fundo &Green foi desenvolvido pela IDH, em estreita colaboração com seu principal investidor, NICFI, a Iniciativa Internacional Norueguesa de Clima e Florestas. Tem como objetivo provar que o financiamento de uma produção de commodities inclusiva, sustentável e livre de desmatamento pode ser comercialmente viável e escalável, fortalecendo o desenvolvimento rural composto pela agricultura de alta produtividade e com proteção de florestas.
O Programa de Produção Sustentável de Bezerros vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2019 nas regiões do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia, em Mato Grosso. O objetivo é beneficiar 457 propriedades até 2021 com o aporte de assistência técnica produtiva, financeira, ambiental e fundiária, resultando na melhoria da renda do produtor rural. Para isso, a iniciativa da IDH conta com a parceria da Fundação Carrefour, Carrefour Brasil, Acrimat, Natcap e a Fazenda São Marcelo.