Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com o Setor Privado e Sociedade Civil cria o Instituto PCI

 

 

Em 2019, a estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) entra em uma nova fase em Mato Grosso, com a criação do Instituto PCI, apontado por decreto estadual para articular ações públicas e privadas e captar recursos para fomentar programas e projetos ligados à implementação da Estratégia.

O Instituto criado por meio do Decreto nº 46/2019 de 27 de fevereiro de 2019, é fruto da parceria entre o Governo do Estado, Setor Privado e Sociedade Civil, que identificaram a necessidade de estabelecer esta nova entidade com a capacidade e autonomia de gerir a implementação da estratégia PCI, funcionando também como veículo de investimentos e de captação de recursos.

Em reunião realizada no dia 15 de Março, o Instituto PCI foi oficialmente constituído e apresentado ao público, e contou com a participação, representando o governo do Estado de MT, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, e de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra. O evento de criação também contou com a participação de representantes de seus membros Fundadores, Instituto Centro de Vida (ICV); Iniciativa para o Comércio Sustentável – IDH; Agroicone; Amaggi; Marfrig; Ecoarts; União Nacional do Etanol de Milho (UNEM); e Earth Innovation Institute (EII).

“Com esta nova estrutura garantimos não só a resiliência da Estratégia PCI a longo prazo como damos ao estado de Mato Grosso um instrumento eficiente, transparente e ágil para captação de recursos e atração de investimentos.”, informa o Diretor Executivo do Instituto, Fernando Sampaio.

“Este é um passo muito importante para a consolidação da estratégia PCI após quatro anos de dedicação intensa de todos os atores envolvidos. A criação do Instituto PCI demonstra o compromisso do governo do MT com o desenvolvimento sustentável e abre a oportunidade para a captação de novos recursos para a implementação das metas, através de parceiros locais”, destacou Daniela Mariuzzo, Diretora executiva da IDH no Brasil.