Governo do Estado de MT apoia a criação do Instituto PCI

Através do Decreto 46 de 27 de fevereiro de 2019, o governo do Estado propõe que a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir seja implementada através do Instituto PCI.

O seu papel é o de articular os múltiplos atores envolvidos na Estratégia, fomentar e sugerir políticas públicas, implementar programas e projetos, monitorar impactos e captar recursos, investimentos privados e fomentar parcerias em prol do desenvolvimento sustentável do território de Mato Grosso.

Através do Instituto PCI, uma nova fase da Estratégia se inicia, unindo esforços públicos e privados pelo bem comum.

Segundo seu diretor, Fernando Sampaio, é uma demonstração de coragem, visão e liderança política da nova administração, e de seu compromisso, já anunciado pelo Governador Mauro Mendes antes mesmo de tomar posse, com o desenvolvimento sustentável.

Esta nova fase da PCI também foi debatida entre o Governo do Estado e  representantes do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O vice-governador Otaviano Pivetta  comentou que o Estado pode se tornar um exemplo nacional para iniciativas como essa, que visam a preservação ambiental.

O secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, que impulsionou a publicação do Decreto afirma que parcerias como essa serão muito importantes para o Estado.

A fundação do Instituto PCI acontecerá ainda no início de março, com os stakeholders interessados e o apoio do Governo do Estado.