&Green Fund investe na Marfrig para ampliar o controle de origem de gado na Amazônia e Cerrado

São Paulo / Amsterdã, 24 de fevereiro de 2021 – A Marfrig assinou um acordo de financiamento no valor de US$ 30 milhões, com prazo de 10 anos e vinculado à sustentabilidade com o Stichting andgreen.fund (“&Green”), para investir em uma cadeia de fornecimento de gado livre de desmatamento na Amazônia e no Cerrado. O &Green é um fundo de investimento de impacto com foco global que financia a produção de commodities sustentáveis de forma a proteger as florestas tropicais. A Marfrig é uma multinacional brasileira e uma das maiores produtoras de proteína animal do mundo.

O Plano de Ação prevê a inclusão de fornecedores indiretos, rastreabilidade do gado e redução dos riscos de desmatamento na Amazônia e Cerrado.

Acelerando a transição para cadeias de abastecimento sustentáveis

A operação faz parte dos amplos esforços da Marfrig para desvincular seus produtos do desmatamento. A pecuária é vista como um dos setores que mais impacta a perda de vegetação nativa no Brasil. Além de seus esforços para engajar os fornecedores diretos na Amazônia desde 2009, a Marfrig agora quer abordar os problemas que resultam da não inclusão dos fornecedores indiretos em seus sistemas de gestão, com o objetivo de reafirmar e aprofundar seu atual compromisso. O financiamento do &Green acelera a transição para uma cadeia de fornecimento de gado livre de desmatamento. Esta iniciativa se baseia nos esforços do Plano Marfrig Verde+, desenvolvido em parceria com a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável). O investimento do &Green contempla a implementação de um Plano de Ação. Esse plano prevê a inclusão de fornecedores indiretos, controle de origem e mitigação dos riscos de desmatamento na Amazônia e no Cerrado, com o objetivo de alcançar uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento.

Expandir políticas e programas para incluir fornecedores indiretos

Com o investimento do &Green, a Marfrig vai expandir seu sistema de monitoramento para incluir fornecedores indiretos, muitas vezes localizados em áreas mais remotas e vulneráveis ao desmatamento – uma ambição que ainda não foi alcançada no Brasil em escala significativa até o momento. A companhia vai estabelecer um mecanismo de rastreabilidade e conformidade para garantir a conformidade com a legislação brasileira, bem como com os requisitos ainda mais rígidos de não desmatamento da Marfrig. A iniciativa também inclui a conservação de florestas, restauração florestal ou compensação pela perda de vegetação nativa e um melhor uso das áreas de baixa produtividade. Os fornecedores indiretos e, especificamente, os pequenos produtores também serão beneficiados pela Marfrig tendo acesso facilitado a financiamento e assistência técnica para que possam atender às políticas de compra da empresa.

Desenvolver e testar ferramentas e mecanismos inovadores

A Marfrig já começou a trabalhar com as principais partes interessadas, entre eles pecuaristas, agências governamentais e ONGs locais e internacionais, para desenvolver e pilotar as inovações necessárias para cumprir sua ambiciosa transformação. Por exemplo, a Marfrig apoia o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, implantado pela IDH no Vale do Juruena, no Estado de Mato Grosso, desde 2019. Os bezerros fazem parte de um sistema rastreabilidade inovador que utiliza brincos de identificação e tecnologia blockchain desde o nascimento. Um dos principais objetivos do apoio da Marfrig ao Programa é avaliar o modelo de negócio, considerando a expansão do programa para outras regiões com maior risco de desmatamento.

Em última análise, as conquistas viabilizadas com a implementação do Plano de Ação permitirão a aquisição de gado livre de desmatamento, nos termos do Transition Bond de US$ 500 milhões emitido pela Empresa para o mercado de capitais global em 2020, e contribuirão para a Estratégia “Produzir – Conservar – Incluir” do Estado de Mato Grosso, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, acabando com o desmatamento insustentável.

Marcos tangíveis e reportáveis

O Plano de Ação é o resultado de esforços coordenados entre a consultoria de investimentos do &Green, SAIL Ventures, a Marfrig e a IDH.  Ele se baseia nos compromissos do Plano Marfrig Verde+, traduzindo esses compromissos em ações tangíveis e reportáveis para a viabilização de uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado. O Plano prevê a consulta às principais partes interessadas e ONGs para os importantes resultados. A transparência e o grau de detalhamento do Plano de Ação, que será compartilhado no site da &Green na Internet, proporciona a prestação de contas da sua implementação ao público.

“Estamos dando um passo muito importante com a contribuição do &Green”, afirma Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig. “Este investimento irá impulsionar uma série de ações que visam equilibrar a produção e a conservação, sempre sob a perspectiva da inclusão dos pecuaristas”.

“Com essa transação, a Marfrig está enviando um progressivo sinal do mercado para o restante do setor, principalmente em um momento em que o desmatamento está aumentando. A inclusão de fornecedores indiretos no combate ao desmatamento ilegal e transformação, em escala, do setor ainda não tinha sido feita até momento e é crítica para convencer os pecuaristas e possibilitar a transição para práticas de pecuária sustentáveis e proteção ambiental”, disse Daan Wensing, CEO do IDH.

“Eliminar o desmatamento em toda a cadeia produtiva, tanto na Amazônia quanto no Cerrado, é um importante desafio para o setor pecuário, visando proteger áreas florestais importantes no Mato Grosso e em outras regiões”, disse Nanno Kleiterp, Presidente do Conselho de Administração do &Green. “O &Green está apoiando a Marfrig neste desafio, com um mecanismo de financiamento inovador que pode servir como um modelo para os investidores ajudarem grandes empresas a transformarem suas cadeias de fornecimento de forma sustentável e contribuírem para os esforços globais de proteção florestal”.

“Estamos entusiasmados em ajudar a Marfrig a concretizar estas importantes ambições”, disse Gustavo Oubinha, Diretor de Investimentos da Sail Ventures para o Brasil. “Colocamos em prática um plano realista, através do qual podemos responsabilizar a empresa, e estabelecemos um mecanismo transparente para relatar sucessos e aprendizados a todas as partes interessadas.”