Grupo Carrefour Brasil e Coopavam firmam acordo para desenvolvimento da cadeia de valor da castanha-do-brasil em Mato Grosso

O Grupo Carrefour Brasil e a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) firmaram uma parceria cujos benefícios vão além da questão comercial, promovendo também o desenvolvimento territorial sustentável em Mato Grosso. O acordo para a comercialização de castanha-do-brasil, coletada de forma sustentável, envolve agricultores familiares do assentamento Vale do Amanhecer, localizado no município de Juruena, e por indígenas de seis etnias (Mundukuru, Cinta Larga, Zoró, Kayabi, Suruí e Apiaká) resultando na melhoria de renda e no apoio à conservação de 1,5 milhão de hectares de floresta amazônica localizados na região Noroeste de Mato Grosso e parte do estado de Rondônia.

A oportunidade surgiu no âmbito do Pacto Regional PCI – estratégia de abordagem territorial que visa Produzir, Conservar e Incluir – do Vale do Juruena, do qual o Grupo Carrefour e a Coopavam são signatários. “O Pacto foi nossa grande oportunidade. Foi graças às organizações que estão nele que se abriu essa possibilidade. Já tínhamos feito outras tentativas em feiras, por exemplo, mas sem sucesso. Só temos que agradecer, pois é um sonho de muitos anos que se realiza”, afirma Luzirene Coelho Lustosa, presidenta da Cooperativa.

O diretor executivo do Instituto PCI, entidade responsável por captar recursos e gerenciar a implementação das metas, Fernando Sampaio, também reafirma a importância do Pacto como elo de conexão entre a produção local e os mercados. “Estamos sendo testemunhas de um exemplo prático desse engajamento: uma grande empresa global e uma cooperativa local trabalhando juntas e gerando benefícios sociais e ambientais numa região da Amazônia”, ressaltou.

A avaliação do diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour, Lucio Vicente, é de que esse apoio resulta em benefícios múltiplos. “Uma das estratégias do Grupo Carrefour Brasil, alinhada ao movimento de transição alimentar Act For Food, é o apoio ao pequeno produtor e aos alimentos regionais. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Coopavam, pois é uma oportunidade para fortalecer a comunidade do Vale do Juruena, ampliar a renda dos produtores, valorizar os produtos nativos e preservar o bioma, onde também já patrocinamos outros projetos”, comenta.

Um dos diferenciais do contrato, ressaltado pela Coopavam, é a liberdade para estabelecer o volume de entrega em função da capacidade operacional, além da isenção de taxas de distribuição e de outras exigências praticadas normalmente no mercado, o que é considerado fundamental na realidade cooperativa e da economia solidária. Em 2020, 15 toneladas de castanhas foram disponibilizadas nas prateleiras dos supermercados da rede em todo o Brasil – de Manaus a Porto Alegre – e, neste ano, novos volumes já estão programados.

“Para a IDH, que investiu cerca de 9 milhões de Euros em Mato Grosso nos últimos cinco anos, esse acordo reflete os resultados concretos que os Pactos Regionais PCI podem entregar às regiões e, ao mesmo tempo, é um exemplo de como as empresas, ao se conectarem com iniciativas territoriais, agregam valor aos compromissos corporativos de sustentabilidade”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil e do Programa de paisagens Sustentáveis na América Latina.

Desde 2018, o Grupo Carrefour Brasil, a Fundação Carrefour e o IDH investem na região do Vale do Juruena, com o financiamento do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, que apoia pequenos criadores a melhorarem a atividade e a conquistarem um rendimento mais sólido.