Grupo Carrefour, Fundação Carrefour e IDH lançam programa voltado à produção sustentável de bezerros

No dia 10 de julho, o Grupo Carrefour Brasil e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) lançaram a parceria para produção sustentável de bezerros no Mato Grosso. Até 2020, serão investidos mais de 3 milhões de euros, cujo maior objetivo é fomentar a produção sustentável de bezerros em mais de 450 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia.

Membros da IDH, Grupo Carrefour, Grupo JD (Fazendas São Marcelo), Acrimat, IMAC e Marfrig durante a coletiva de imprensa de lançamento da iniciativa “Produção Sustentável de Bezerros”

A Fundação Carrefour, instituição internacional responsável pelo investimento social do Grupo Carrefour, vai aportar 1,9 milhão de euros até 2020, com o objetivo de apoiar pequenos agricultores em uma cadeia de produção mais forte e justa, construindo um modelo socioeconômico viável. Integra o programa, também a IDH, com um co-investimento de 1,6 milhão de euros.

Situadas respectivamente no noroeste e leste do Estado, as regiões do Vale do Juruena e do Araguaia compreendem 11 municípios relevantes na produção de bezerros, que abastecem boa parte da cadeia produtiva da carne bovina no país – atualmente ambas as regiões respondem por mais de 40% da produção de bezerros do estado do Mato Grosso, a maior parte por pequenos produtores. Ao todo, as mais de 450 propriedades que devem se beneficiar do projeto socioambiental somam mais de 156 mil hectares.

Coletiva de imprensa para lançamento da Iniciativa Produção Sustentável de Bezerros

Os Vales do Juruena e Araguaia, situados em dois dos mais importantes biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, respectivamente, possuem mais de 80% da vegetação nativa preservada. Nesse sentido, a iniciativa tem um papel relevante no aumento da produção ao mesmo tempo em que não só mantém os atuais níveis de conservação, mas busca melhorá-los com mecanismos de restauração e de compensação ambiental. Os parceiros de implementação do programa são a Acrimat, NatCap e Fazenda São Marcelo.

Dentre os mais de 450 produtores, a maioria é de pequenos criadores beneficiados por programas de assentamento dos Governos Federal e Estadual. Apesar de receberem um lote de terra, com de cerca de 400 hectares cada, esses pequenos produtores precisam de suporte na produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio para legalização fundiária e ambiental. Especialmente, produtores situados no bioma Amazônico enfrentam sérias dificuldades para desenvolver uma produção sustentável sob os aspectos financeiro e socioambiental.

“Um dos principais benefícios da iniciativa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ é intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em que os recursos florestais são preservados, promovendo uma produção sustentável e economicamente viável”, explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour

Objetivos

O programa tem como objetivo a entrega de resultados à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada pelo Estado de Mato Grosso na Convenção do Clima realizada em Paris, em dezembro de 2015. A iniciativa de longo prazo estabeleceu metas para 2030 e é voltada ao aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal no Estado, além da conservação da vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais. Além de auxiliar na inclusão socioeconômica da agricultura familiar e também contribuir para as metas brasileiras, declaradas pela ONU sob o Acordo de Paris, que enfatizam a restauração de pastos degradados, a redução do desmatamento e o incentivo à agricultura de baixo carbono.

A parceria Carrefour e IDH também tem como expectativa aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro, o conjunto de requisitos legais para proprietários de terra na conservação florestal em suas propriedades privadas.

“Esta é uma abordagem inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta os mercados nacional e internacional para a gestão das áreas de produção de forma sustentada. Trata-se de um novo mecanismo sustentável de mercado que contempla regiões que abordam a sustentabilidade ambiental, social e econômica de uma só vez”, diz Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil.

Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil

Dia de Campo – Fazenda São Marcelo

No dia 11 de julho, a Fazenda São Marcelo realizou o “Dia de Campo: Produção Sustentável de Bezerros”, que contou com o apoio e a participação da IDH, Grupo Carrefour, Natcap e Grupo JD. O evento deu continuidade ao lançamento do programa de produção sustentável de bezerros e teve como objetivo lançar oficialmente o projeto na região do Vale do Juruena, apresentando-o para produtores e atores-chave da região, bem como realizando o pré-cadastramento de produtores.

Foram realizadas apresentações abordando a conexão direta da iniciativa com o Pacto Regional PCI do Vale do Juruena, assim como os objetivos e importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região e inclusão dos pequenos produtores de bezerros. Além disso, foi realizado o cadastramento de produtores interessados em participar do projeto e uma visita técnica na Fazenda com representantes do Grupo Carrefour e IDH.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento, que gerou bons resultados no engajamento inicial dos produtores, com o cadastramento de mais de 30 para participarem do projeto.