IDH apoia evento do CAT Sorriso dedicado à mulher do campo

Cerca de 200 mulheres do município de Sorriso e região participaram, em novembro, do VIII Fórum Mulheres do Campo, dedicado especialmente a discutir o papel feminino no desenvolvimento de estratégias de produção sustentável.

O evento, promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) um dos integrantes do Pacto Regional PCI desenvolvido no município com apoio da IDH, incluiu palestras, debates e casos de sucesso envolvendo o papel da mulher no mundo do agronegócio.

O fórum abordou, através da apresentação de diversas experiências, o papel das mulheres à frente dos negócios, com discussões que variaram desde gestão jurídica e de recursos humanos, nutrição e qualidade de vida, até sucessão familiar nos negócios.

A presença feminina no agronegócio tem sido tema de estudos mundo afora, numa tentativa de entender sua contribuição, desafios e oportunidades. Uma pesquisa divulgada neste ano pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, constatou que, entre 2004 e 2015, o número de mulheres no agronegócio aumentou em 8,3%.

Além de estarem mais presentes, as vagas ocupadas pela população feminina são melhores. A participação das trabalhadoras com ensino superior na área foi de 7,6% para 15% no período. Na outra mão, as vagas para funcionárias sem instrução caíram de 11,3% para 5,6%.

Outra pesquisa, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) apontou que as mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento. Levando-se em consideração o agronegócio representa 25% do PIB, as mulheres desse setor da economia são responsáveis pela gestão de, pelo menos 8% do PIB nacional, algo em torno de US$ 165 bilhões.

Com esse desempenho também surgem desafios para que as mulheres recebam o suporte necessário para desempenhar esse papel.

Neste sentido, a IDH está pilotando, globalmente, uma ferramenta abrangente de gênero para entender mais essa dinâmica em seu trabalho. Com o apoio do IDH Farmfit Intelligence, trabalhamos com a Dalberg Advisors para projetar uma Ferramenta de Gênero, que pode ser usada por nossas equipes e provedores de serviços para realizar uma análise interna de gênero em diferentes pontos, com captura de dados para melhorar a compreensão, identificar oportunidades para abordar as lacunas de gênero, bem como destacar possíveis intervenções e acompanhar os resultados.

Em Sorriso, a IDH apoia o Pacto Regional PCI, uma iniciativa multiatores, ainda em fase inicial de implementação, que prevê o aumento na produção sustentável, restauro de áreas degradadas e apoio aos pequenos agricultores para legalização ambiental e fundiária.

“Durante o Fórum, tivemos depoimentos de muitas mulheres de sucesso – de várias idades e que enfrentaram muitos desafios. Vejo que essas experiências poderão agregar muito valor ao Pacto regional, principalmente porque o município registra um crescimento de 12% e nós, mulheres do agro, temos um boa parte de contribuição nesse sucesso”, ressaltou a presidente do Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT), Dudy Paiva.