IDH assina carta de intenção em Paragominas e avança na implementação de pacto para produção sustentável na região

No início deste mês, representantes do setor público de Paragominas, no Pará, produtores rurais locais e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), assinaram com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) uma Carta de Intenções que irá formalizar a construção do pacto que propõe um uso mais sustentável da região.

Com base na estratégia PCI – Produzir, Conservar, Incluir, o pacto tem como objetivo ter metas formalizadas entre os setores para o desenvolvimento do local, com aumento da produtividade, assegurando o meio de vida das comunidades e mantendo a proteção dos recursos naturais.

O evento contou com a presença do prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Murilo Zancaner, e representates da IDH e do Imazon, Daniela Mariuzzo e Paulo Amaral, respectivamente.

Atualmente, está sendo feito um diagnóstico pela Imazon que irá gerar informações sobre o estado atual de Paragominas, sobre ativos e passivos ambientais, áreas propícias para restauração e intensificação da atividade produtiva. Após a finalização do processo, será assinado o pacto no segundo trismestre de 2018.

Para Amaral, o pacto de Paragominas é uma grande oportunidade para a região, que tem sido escolhida como pioneira em várias iniciativas piloto em agropecuária. “O desafio é integrar estas ações na escala do território do município, que conta agora com o apoio da IDH na abertura de mercados externos compromissados com o desmatamento zero. Tanto o setor público como os produtores demonstraram grande interesse no apoio para a produção sustentável”, afirma.

A cidade de Paragominas possui 45% de sua área já aberta e 50% com cobertura florestal em diferentes níveis de pressão e degradação. Hoje, a economia do município é retirada da mineração, agricultura e pecuária.