IDH avança na estratégia de apoio ao desenvolvimento sustentável de três territórios da Colômbia

Em 22 de outubro de 2019, a IDH apresentou a estratégia de desenvolvimento territorial sustentável aos membros do Conselho da AgroColombia Productiva y Sostenible. Os estados de Cesar, Huila e Magdalena foram priorizados para o início do programa no chão. Desde então foram realizadas várias reuniões com atores-chave, para ouvir as necessidades dos municípios que estão nessas regiões.

Atualmente, está aberto um processo de licitação para contratar uma organização com a capacidade de implementar essa estratégia de abordagem, seguindo os princípios de Produção, Conservação e Inclusão, semelhantes ao modelo de atuação da IDH no Brasil. “A expectativa é de que consigamos lançar o Pacto em setembro, com intervenções nos setores produtivos de óleo de palma, café, cacau, banana, leite – entre outros que possam surgir”, disse Carolina Tenório, Gerente Sênior do Programa IDH Colômbia.

A IDH está totalmente comprometida em dar início à abordagem de desenvolvimento territorial nessas três regiões, trazendo investimentos nacionais e internacionais, co-financiando projetos de campo e criando soluções financeiras inovadoras para incentivar a produção e a conservação dos recursos naturais. Para isso, já foram feitos contatos com mais de 20 entidades, entre governo, empresas, associações e organizações locais.