IDH Colômbia inicia agenda de construção de alianças para um plano de crescimento verde em Huila

No âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o IDH e o governador de Huila, em 27 de maio, a equipe da IDH Colômbia realizou várias reuniões com diretores de instituições públicas nacionais e regionais para alinhar conceitos e visões em torno da abordagem da paisagem – territorial.

Além disso, várias outras atividades estão sendo desenvolvidas para alinhar as diferentes partes interessadas, com o objetivo de construir uma visão integrada que possa desencadear um gerenciamento adequado do uso da terra para proteger os ecossistemas e impulsionar a agricultura, vocação da região.

Equipe da IDH Colômbia durante visitas realizadas em março de 2020

Por um lado, a Autoridade Regional Ambiental para Huila – CAM trouxe à discussão um programa que eles desenvolverão com o objetivo de promover a proteção de áreas naturais em nível de propriedade que, consequentemente, terá impacto no nível regional. Por outro lado, o foco da Unidade de Planejamento Rural para Agricultura – UPRA é promover uma visão da paisagem usando a produtividade e o uso da terra, sustentando laços e tradições socioculturais, comunidades e produtores com seu território.

A IDH iniciou esse processo de engajamento com diferentes partes interessadas que têm visões semelhantes do território com a intenção de combinar os pilares do Produzir, Preservar e Incluir (PPI), regionalmente, com as iniciativas mencionadas para estabelecer uma parceria sólida que possa apoiar um Plano de Crescimento Verde de longo prazo para o Estado de Huila. Nas palavras do Secretário de Agricultura do Estado, Dilberto Trujillo, “é o momento certo de reunir todos esses atores importantes para o desenvolvimento do Estado de Huila, abrindo caminho para um horizonte de desenvolvimento sustentável, onde todos os atores complementam suas atividades e programas, trazendo prosperidade ao nosso território”.