IDH conclui a fase III do Programa SFTF

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) finalizou recentemente a fase III do programa Soy Fast Track Fund, criado para fomentar a produção de soja responsável, promovendo melhorias nos âmbitos social e ambiental da produção de soja em várias regiões do Brasil, Argentina e Paraguai.

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) finalizou recentemente a fase III do programa Soy Fast Track Fund,  criado para fomentar a produção de soja responsável, promovendo melhorias nos âmbitos social e ambiental da produção de soja em várias regiões do Brasil, Argentina e Paraguai.

O trabalho foi realizado entre 2011 e 2016 e em duas etapas I e II apoiou a certificação de produtores de soja na América Latina, com o objetivo de fornecer o grão para o mercado internacional.  O resultado foi 1,7 milhão de hectares certificados, com quase 900 mil ha de vegetação  nativa protegida.  No ano passado, mais de 3 milhões de toneladas de soja RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável) foram produzidas com o apoio do projeto.

Além disso, em sua fase III, o programa apoiou e capacitou instituições que trabalham com boas práticas e fomentou a aplicação da  abordagem jurisdicional, discussões sobre políticas públicas e desenvolvimento de parcerias.

“A fase III foi direcionada em seis projetos a nível de paisagem no Mato Grosso e na Bahia e no Paraguai, com uma abordagem multissetorial e governança local, envolvendo e conectando todos os atores relevantes, parceiros implementadores e cofinanciadores para elencar e possibilitar a discussão sobre os maiores desafios da abordagem territorial.”, explica Daniela Mariuzzo, Líder do Programa de Territórios da IDH no Brasil.

O evento de finalização do SFTF III ocorreu no dia 13 de setembro, em Cuiabá/MT, e reuniu os principais representantes dos projetos. O programa foi gerenciado em conjunto com a fundação Solidaridad, no Brasil.