IDH e Conservação Internacional firmam parceria para apoiar cadeias de abastecimento sustentáveis para recuperação pós COVID-19

A Conservação Internacional (CI) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) assinaram, no dia 16 de junho, um Protocolo de Intenções (MoU, sigla em inglês), para ampliar seu compromisso conjunto de ajudar a construir cadeias de abastecimento sustentáveis e priorizar o bem-estar da humanidade no longo prazo.

“A ligação entre a saúde do planeta e a humana nunca foi tão clara. Os planos de recuperação do governo que têm como objetivo a recuperação pós COVID-19 são uma oportunidade para a implementação de soluções que reconstruam vidas, estimulem a atividade econômica e acelerem a transição para uma sociedade mais resiliente e sustentável – que seja melhor depois da recuperação. Essa é a oportunidade que queremos abraçar com essa cooperação”, disse Herbert Lust, vice-presidente e diretor administrativo da Conservation International Europa.

O MOU visa melhorar os meios de subsistência – especialmente dos pequenos agricultores – e o meio ambiente, aumentando a demanda por commodities sustentáveis, apoiando o acesso ao financiamento e impulsionando novos esforços de mercado em larga escala para uma transição para práticas que priorizam a natureza. Esses esforços visam incentivar o desenvolvimento sustentável em países como Libéria, Indonésia e Brasil.

A IDH e a CI concordaram em tornar uma prioridade máxima os esforços para a recuperação da situação COVID-19 de maneira resiliente e sustentável.

“Um futuro resiliente exige meios de subsistência sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e as pessoas. Temos que mudar nosso relacionamento com a natureza e torná-la parte integrante de nosso desenvolvimento futuro, um planeta saudável significa uma economia saudável”, disse o Dr. M. Sanjayan, CEO da Conservation International. “Será preciso um trabalho conjunto de reconstrução após os devastadores efeitos da COVID-19. Dedicada à cooperação global e apaixonada por sustentabilidade, a IDH é uma parceira natural para se trabalhar nessa jornada.”

“Uma recuperação verde precisa de protótipos de sustentabilidade bem-sucedidos em todo o mundo para crescer rapidamente”, disse Joost Oorthuizen, CEO da IDH. “À medida que a produção sustentável aumenta, a proteção florestal tem que ser equivalente. Com os especialistas em proteção do meio ambiente da Conservação Internacional, podemos realizar isso na escala necessária.”

A IDH e a CI irão ampliar sua atual parceria, que tem como foco a criação de cadeias de abastecimento sustentáveis e de valor baseadas nas indústrias de café e óleo de palma. O novo MoU, que tem validade de seis anos, ajudará a mobilizar recursos e reunir empresas, governos e organizações sem fins lucrativos em apoio a trabalhos semelhantes em países e economias que dependem da produção de commodities.

“Vimos resultados animadores do nosso trabalho na cadeia de abastecimento na Indonésia, Brasil e Libéria”, disse Daan Wensing, diretor do Programa de Territórios Sustentáveis da IDH. “Ao combinarmos a produção mais sustentável com a proteção da natureza e o desenvolvimento comunitário, podemos criar mudanças duradouras.”

A Conservação Internacional trará à parceria seu conhecimento científico, suporte técnico e experiência em primeira mão para o trabalho com povos indígenas e comunidades locais. A Iniciativa para o Comércio Sustentável contribuirá com sua abordagem PPI (Produzir, Preservar, Incluir), sua experiência na convocação de parcerias público-privadas e experiência na produção sustentável de commodities agrícolas.