IDH e Rabobank firmam parceria global para implementação do fundo Agri3

A partir das demandas crescentes por soluções para produção sustentável de alimentos, conservação de recursos naturais e inclusão social, o Rabobank e a UN Environment (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas) lançaram em 2017 uma parceria global focada em conservação florestal e agricultura sustentável, que culminou no lançamento do Agri3 Fund no dia 24 de outubro de 2018 em evento do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em Singapura. 

O nome do fundo é uma referência às 3 dimensões que busca endereçar: Florestas, Produtores e Alimentos.

O Fundo é um conjunto de soluções que conta com instrumentos combinados de equity, dívida, redução de risco e subsídios (no formato de assistência técnica) que juntos buscam alavancar USD 1 bilhão nos próximos 3 anos. Estes pacotes de soluções serão oferecidos a produtores rurais por meio de programas estruturados envolvendo bancos comerciais, empresas do agronegócio e governos locais.

“No longo prazo este fundo tem por objetivo garantir que os modelos de negócios baseados na produção de commodities sustentáveis se tornem a norma, não a exceção”, explica a Gerente de Investimentos da IDH no Brasil, Marcela Paranhos.

A missão do Fundo é contribuir para práticas sustentáveis de uso da terra em escala por meio de três objetivos:

Conservação florestal e reflorestamento
Agricultura sustentável
Melhoria das condições de vida

Para contribuir com estes objetivos, 4 entidades uniram esforços e expertise, a UN Environment, o Banco de Desenvolvimento Holandês FMO, a IDH The Sustainable Trade Initiative e o Rabobank.

Marcela Paranhos finaliza comentando como será gestão do Fundo. “A Gestão do AGRI3 será feita pelo Mirova, instituição líder na gestão de ativos voltados para investimento responsável. Neste contexto, a IDH exercerá o papel de Gestor de Assistência Técnica, estruturando e implementando os melhores pacotes tecnológicos para atender as metas do fundo”.