IDH e Rabobank firmam parceria global para implementação do fundo Agri3

26 Nov 2018

A partir das demandas crescentes por soluções para produção sustentável de alimentos, conservação de recursos naturais e inclusão social, o Rabobank e a UN Environment (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas) lançaram em 2017 uma parceria global focada em conservação florestal e agricultura sustentável, que culminou no lançamento do Agri3 Fund no dia 24 de outubro de 2018 em evento do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em Singapura. 

O nome do fundo é uma referência às 3 dimensões que busca endereçar: Florestas, Produtores e Alimentos.

O Fundo é um conjunto de soluções que conta com instrumentos combinados de equity, dívida, redução de risco e subsídios (no formato de assistência técnica) que juntos buscam alavancar USD 1 bilhão nos próximos 3 anos. Estes pacotes de soluções serão oferecidos a produtores rurais por meio de programas estruturados envolvendo bancos comerciais, empresas do agronegócio e governos locais.

“No longo prazo este fundo tem por objetivo garantir que os modelos de negócios baseados na produção de commodities sustentáveis se tornem a norma, não a exceção”, explica a Gerente de Investimentos da IDH no Brasil, Marcela Paranhos.

A missão do Fundo é contribuir para práticas sustentáveis de uso da terra em escala por meio de três objetivos:

Conservação florestal e reflorestamento
Agricultura sustentável
Melhoria das condições de vida

Para contribuir com estes objetivos, 4 entidades uniram esforços e expertise, a UN Environment, o Banco de Desenvolvimento Holandês FMO, a IDH The Sustainable Trade Initiative e o Rabobank.

Marcela Paranhos finaliza comentando como será gestão do Fundo. “A Gestão do AGRI3 será feita pelo Mirova, instituição líder na gestão de ativos voltados para investimento responsável. Neste contexto, a IDH exercerá o papel de Gestor de Assistência Técnica, estruturando e implementando os melhores pacotes tecnológicos para atender as metas do fundo”. 

More news

More news

Sorry

Your browser is too old to optimally experience this website. Upgrade your browser to improve your experience.