IDH fala sobre experiências territoriais e inclusão durante Congresso Ambiental e LASE

© marcoflavio.comA diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina, Daniela Mariuzzo, participou do Congresso Ambiental e do Congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico (LASE) América Latina, realizados concomitantemente entre os dias 23 e 25 de novembro.

O evento é considerado um ponto de encontro relevante nas discussões sobre Meio Ambiente e aconteceu em um momento importante de mudanças fortes e adaptações das empresas, governos e opinião pública, frente a temas como sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.

Durante sua participação no painel “O meio ambiente e o Agronegócio”, Mariuzzo falou de sua experiência de 20 anos acompanhando os produtores rurais na agenda de implementação da legislação no nível propriedade rural. Ela aproveitou o público seleto para abordar também os desafios do setor agropecuário na agenda de inclusão, especificamente a necessidade de o mercado sair do modelo que exclui produtores, para um que apoie, com assistência técnica e investimento, a inclusão daqueles que desejam se adequar. “Mato Grosso é um exemplo de como uma visão estratégica de longo prazo, com a participação de múltiplos atores, produtores rurais, empresas, governos, investidores e sociedade civil, pode conciliar a relação entre produção e conservação ao mesmo tempo que promove a inclusão”, reforçou.

Os detalhes sobre essa experiência foram dados pela Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, que adicionou informações sobre os pilares que orientam a atuação dos Estados nessa temática e sobre a política de regularização ambiental praticada pelo Estado.

Neste ano, os eventos foram realizados de forma híbrida, com participações presenciais, em São Paulo, e virtuais, como foi o caso da IDH.

O Congresso

A iniciativa reúne representantes do governo nas esferas federal, estadual e municipal, profissionais das áreas de meio ambiente, sustentabilidade, engenharia e projetos de indústrias de diversos setores, líderes e analistas de órgãos ambientais e entidades envolvidas com a temática ambiental, especialistas e acadêmicos, além de toda a cadeia de equipamentos, produtos e serviços voltados à eficiência dos processos e à disseminação das melhores práticas socioambientais no país.

O espaço é dedicado para a troca de experiências em um ambiente que apoia a tomada de decisões de empreendedores e facilita o aprendizado e debate de temas da vanguarda da sustentabilidade, com diferentes visões, de forma imparcial e construtiva. Além disso, incentiva o networking, a efetivação de novos negócios, e a reflexão sobre o futuro das práticas ambientais e de políticas públicas sustentáveis.

Saiba mais sobre os eventos aqui