IDH participa do 8º Dia de Campo promovido pela Embrapa

Produzir mais, em uma mesma área, conservando o solo e preservando os recursos naturais, essa foi a bandeira levantada no 8º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado nos dias 19 e 20 de abril, em Sinop (MT). A IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável marcou presença no evento promovido pela Embrapa e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Cerca de 840 pessoas visitaram um circuito de quatro estações principais, com 40 minutos em cada uma delas, e depois cada participante pode escolher entre quatro estações satélites, com visitação opcional. Nas estações foram apresentados resultados de pesquisas e tecnologias prontas para serem usadas pelos produtores do Mato Grosso em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF), em sistemas produtivos com algodoeiro, na pecuária tradicional e na agricultura.

“Os temas abordados durante o dia de campo são de extrema relevância para o setor agropecuário do estado, por exemplo, o tema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) ou outros arranjos de integração fazem todo o sentido para o sistema produtivo, não só do ponto de vista econômico como também ambiental, já que os sistemas integrados conseguem neutralizar as emissões do CO2 do processo produtivo. Na estação de restauro, destaco a apresentação da plataforma WebAmbiente, um sistema de informação interativo desenvolvido pela Embrapa, que tem como objetivo facilitar o armazenamento e a busca de informações sobre soluções tecnológicas para uso, recuperação e restauração de ambientes em áreas de reserva legal e de preservação permanente nos seis biomas nacionais”, afirma Guilherme Justo, Program Officer da IDH no Brasil.

Além disso, a programação contou com demonstração de opções de pulses para serem cultivadas no estado, variedade de plantas forrageiras, ferramentas de informática para uso na agricultura, como softwares, aplicativos e drones, além de técnicas para restauração florestal visando a regularização ambiental.

Neste ano, pela primeira vez, o evento foi feito em dois dias e a programação das estações principais foi toda composta por resultados de pesquisas obtidos pela Embrapa Agrossilvipastoril, Unidade da Embrapa inaugurada há seis anos em Sinop (MT).