IDH participa do TFA 2020 e do encontro WEF

Em março, a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável marcou presença em dois grandes eventos sobre abordagem territorial: o TFA 2020 Latin America Implementation Dialogue e o New Vision for Agriculture High-level Meeting, que aconteceu durante o World Economic Forum on Latin America. Os eventos aconteceram em São Paulo/SP e reuniram executivos globais e regionais de empresas e governos e representantes de povos indígenas, da sociedade civil e especialistas.

Diretora Executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, conduziu o painel“Implementação dos Planos Jurisdicionais de Crescimento Verde”, que apresentou os programas jurisdicionais, os compromissos e as políticas públicas de iniciativas sustentáveis dos estados de Mato Grosso e Pará, que contam com apoio da organização; além das iniciativas do estado de São Paulo.

“Apresentamos as inovações de parceiros como a estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, de Mato Grosso; e os pactos regionais do Vale do Juruena/MT e de Paragominas/PA,  bem como o projeto Campos do Araguaia/MT; que estão em andamento desde 2017 e que a IDH é uma das apoiadoras nas estratégias e na concepção”, explica Mariuzzo.

Fernando Sampaio, Diretor Executivo da PCI, esteve no evento e ressalta a importância de encontros como este para divulgar a Estratégia para executivos, representantes de governos nacionais e internacionais e investidores. “Saímos do evento com várias possibilidades de parcerias concretas em vista, o que para nós é muito positivo”.

O TFA 2020 Latin America Implementation Dialogue, realizado no dia 12 de março, levantou discussões sobre como fornecer commodities livres de desmatamento ilegal, no nível jurisdicional; identificar apoios para programas que estão em andamento, com a intenção de acelerar os esforços existentes; e sinergias entre a cadeia de suprimentos e abordagens jurisdicionais, proporcionando incentivos do setor privado e do mercado para acelerar a agenda e engajar mais jurisdições.

New Vision for Agriculture High-level Meeting no WEF

Realizado no dia 13 de março, o New Vision for Agriculture High-level Meeting aconteceu durante o World Economic Forum on Latin America e reuniu 80 líderes globais e regionais do governo, indústria, sociedade civil, organizações internacionais e regionais, organizações de agricultores e especialistas. Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil, representou a instituição no evento.

No encontro – que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi – foram abordadas as oportunidades para melhorar a agricultura, a alimentação e o uso da terra por meio de inovação e tecnologia, a fim de cumprir o papel da América Latina como o celeiro do mundo.

Os participantes puderam conhecer parcerias multissetoriais inovadoras apoiadas pela iniciativa do NVA, incluindo o VIDA México, a CultiVamos Nicaragua e as novas parcerias da Colômbia, todas trabalhando para promover as transformações lideradas pelo mercado na agricultura. Ainda foi lançado um novo relatório “Inovação com um propósito: o papel da inovação tecnológica na aceleração da transformação de sistemas alimentares”, que compartilha ideias sobre o poder de transformação da inovação tecnológica para oferecer benefícios significativos para alimentos mais nutritivos, sustentáveis, inclusivos e sistemas agrícolas eficientes.