Entre os dias 19 e 21 de junho, a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável e a Natcap visitaram o município de Sorriso (MT), com o objetivo de dar continuidade ao processo de engajamento para a construção do Pacto Regional PCI. Foram realizadas quatro reuniões com mais de 30 representantes do poder público, setor privado, agricultura familiar, pesquisa e assistência técnica.
Nas reuniões foram apresentados o conceito, a metodologia, os objetivos e as oportunidades do Pacto Regional PCI para o município, usando como exemplo os resultados já alcançados com o “Pacto PCI do Vale do Juruena”. Além disso, foram discutidos os desafios de cada setor e as possíveis linhas de atuação e intervenção a serem consideradas no planejamento e implementação do Pacto para os eixos “P” – Produzir, “C” – Conservar, e “I” – Incluir da Estratégia PCI, dentro da realidade do município e de cada ator envolvido.
Com importante apoio do Sr. Nelson Piccoli, importante líder da região, participaram dos encontros: a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA; o Sindicato Rural de Sorriso; a Cooperativa dos Caminhoneiros de Sorriso – OCB; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STRS; Clube Amigos da Terra – CAT; Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer; Instituto Federal de Tecnologia – IFT; além de cooperativas e associações ligadas a Agricultura Familiar, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso – CONDESS, a Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Sorriso – COOPERRISO e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Celeste – COOPERCEL.
“Todos contribuíram com as discussões e comprometeram-se a colaborar e participar ativamente nos próximos passos para a construção do Pacto. A Prefeitura, por meio da SAMA, ficou responsável por apoiar na organização e engajamento de todos os atores-chave”, afirma Guilherme Justo, da IDH.
No último dia, também foi realizada uma visita técnica em uma fazenda de soja certificada Soja Plus, para conhecer na prática os desafios e oportunidades para a expansão desta certificação no município e, posteriormente, no estado do MT, alinhando a construção do Pacto a um projeto de co-financiamento, já em andamento na região entre a IDH e a Aprosoja.