IDH realiza reunião de alinhamento com equipe do Brasil

A equipe da IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável no Brasil e seus parceiros se reuniram em Campinas (SP), nos dias 14 e 15 de junho, para uma reunião de boas vindas para os novos membros, bem como para alinhamento e apresentação da estratégia territorial da IDH no Brasil, como a PCI, os Pactos PCI Regionais, Áreas de Originação Verificáveis (VSA) e os programas no setor de pecuária e soja.

Na abertura, a Diretora Executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, explicou a relevância do encontro para iniciar o novo momento da organização, bem como conectar os membros da equipe e parceiros. “Estamos colhendo os frutos plantados desde 2009, com o início da nossa atuação no Brasil. A Holanda depositou muita confiança em nós. Agora, com projetos concretizados e muitas conquistas, ampliamos nossa equipe e nossa atuação em projetos territoriais, começando no Mato Grosso, com previsão para expansão em outros estados”.

Ainda no primeiro dia, Mariuzzo apresentou detalhes sobre a IDH, sua atuação no mundo e as estratégias da Iniciativa no Brasil. Além disso, as agências de comunicação e digital da IDH, Alfapress Comunicações e TEIA Editorial, respectivamente, mostraram aos participantes o papel da comunicação para a organização e cases de sucesso das ações realizadas.  Para encerrar, foi apresentado todo o histórico da Estratégia PCI e o Pacto PCI Regional do Vale do Juruena, projetos que a IDH tem conduzido em parceira com diversos atores.

O segundo dia iniciou com a exposição dos projetos de assistência técnica na pecuária que a IDH tem em parceria com a Roncador, a Fazenda São Marcelo e a Acrimat; seguidos da apresentação dos projetos de assistência técnica na soja, realizados em conjunto com a Amaggi e outro com a Aprosoja. Além disso, a equipe discutiu sobre o conceito de Área de Originação Verificada (VSA); e também conversou sobre o pilar de investimentos, como o fundo Andgreen.

“Pra mim que estou chegando é extremamente importante conhecer tudo que a IDH já fez no Brasil, o que está em andamento e, principalmente, quais as experiências podem ser aproveitadas para desenhar a atuação da IDH no futuro. Para minha missão, que é desenvolver os modelos de investimentos para os pactos e para a IDH Brasil, é essencial aprofundar e conhecer todos os detalhes desses programas”, afirma a Gerente de Investimentos da IDH no Brasil, Marcela Paranhos.

“Reuniões como essa sempre são relevantes, tanto para entender a visão, a estratégia geral, o modelo de atuação e o tamanho do desafio profissional. Em momentos como esse identificamos como podemos contribuir com a equipe, tendo uma visão compartilhada de para onde seguir e como seguir juntos”, pontua o Especialista do setor de pecuária da IDH no Brasil, Ivens Domingos.