IDH reúne equipe e parceiros para avaliar resultados do ano e planejar próximos passos

Uma semana inteira dedicada ao fortalecimento das parcerias, atualizações sobre trabalhos desenvolvidos e planejamento das ações prioritárias para 2020 relacionadas aos Pactos Regionais no Vale do Juruena, Sorriso e Barra do Garças, ao Programa de Produção Sustentável de Bezerros e novas iniciativas em cadeias de commodities e governança territorial. Essa foi a programação realizada pela IDH e parceiros entre 11 e 14 de novembro, em Capinas (SP).

A primeira rodada foi realizada com organizações não governamentais que possuem sinergias no conceito territórios sustentáveis. Cada organização apresentou sua abordagem e atuação em territórios de interesse comum, permitindo estabelecer conexões para atuação conjunta.

No dia seguinte, a IDH recebeu integrantes da P&A Consultoria, empresa que possui mais de 20 anos de experiência e atuação global em diversos setores do agronegócio, principalmente nos setores de café e cacau. Foram discutidas estratégias de diversificação de cadeias produtivas sustentáveis para produtores beneficiados pelos programas e projetos da IDH.

“Vemos muita complementariedade nas ações desenvolvidas pela P&A e pela IDH com possibilidades concretas de parcerias que alavanquem resultados para os setores de café e cacau”, disse Pedro Ronca, gerente do Programa Brasil da Plataforma Global do Café e da Iniciativa CocoaAction Brasil da WCF (Fundação Mundial do Cacau).

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros também foi pauta da semana de trabalho, reunindo os parceiros implementadores Acrimat e NatCap, além da Fazenda São Marcelo convidados que aportaram informações estratégicas sobre a cadeia de pecuária, a exemplo de Felipe Nunes, que apresentou os resultados da pesquisa “Intensificação da pecuária e desmatamento em cadeias produtivas”, em desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Inteligência Territorial.

Os resultados alcançados neste primeiro ano de implementação são promissores e mostram o comprometimento dos parceiros implementadores no engajamento dos produtores e no atingimento das metas. Como exemplo desses resultados, podemos citar, principalmente, o alcance de 198 produtores, dos 457 previstos; de 62 mil hectares de área de pastagem impactadas, dos 102 mil previstos; 667 hectares de áreas de restauro, dos 1.800 indicados como meta.

Para avançar ainda mais nos resultados, IDH e parceiros consideram fundamental manter o processo de engajamento para novas adesões. Outro ponto é a implantação das unidades de demonstração (Restauração e Intensificação Ambiental) que estão ligadas ao trabalho de regularização ambiental e fundiária, cujo processo de análise já foi iniciado pela IDH.

Toda a atuação está alicerçada nos Pactos Regionais, cujo olhar é para o desenvolvimento territorial, com metas para a produção, conservação e inclusão. E para 2020, o objetivo é a consolidação da estratégia territorial em outros estados também.