IDH reúne equipe global em Utrecht, na Holanda

Entre os dias 05 e 13 de março, a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável reuniu sua equipe global em Utrecht, na Holanda, para discutir a internacionalização da entidade e alinhar processos, como a excelência operacional nos processos internos, a entrega dos compromissos até 2020, o plano de negócios IDH 2030 e a criação e maior autonomia para os escritórios regionais.

Cerca de 130 pessoas, de escritórios de diversas partes do mundo – Indonésia, Vietnã, Quênia, Etiópia, Libéria, Costa do Marfim, India, Gana, Brasil, entre outros – estiveram presentes no evento.

“Foi uma boa oportunidade para fortalecer o relacionamento entre os times globais, que trabalham o ano todo a distância. O momento foi também para alinhamentos com relação a estratégia do IDH até 2020”, pontua Guilherme Justo, Program Officer da IDH no Brasil.

No encontro, a IDH Brasil apresentou os avanços da consolidação da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, no estado do Mato Grosso, e da construção dos Pactos Regionais da PCI, que serviram de modelos de governança e ação local para os diversos programas do IDH.

“Foi extremamente perspicaz trocar aprendizados entre diferentes paisagens e cadeias de valor e examinar se as melhores práticas de um território podem ser usados em outros. Também discutimos a conexão entre os territórios e a demanda do mercado internacional. Nesse aspecto, outros territórios podem aprender como estamos no Brasil conectando a demanda por soja e carne bovina responsável na Europa à produção de Mato Grosso”, conclui Daan Wensing, Diretor do Programa Global de Territórios da IDH.

A conclusão é que a IDH e seus parceiros estão fazendo um bom progresso, mas ainda é preciso fazer mais para alcançar as metas de 2020. “Nós, IDH e parceiros, precisamos intensificar nossos esforços para fazer a mudança acontecer além de bons exemplos e ideias”, ressalta Wensing.