IDH se reúne com parceiros da cadeia de valor da soja para a 3ª reunião do Comitê Orientador do Memorando de Entendimento (MoU), em Cuiabá

A IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável se reuniu em Cuiabá, no Mato Grosso, com a diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Associação Brasileira de Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac) e a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol) para avaliar as ações realizadas até o momento, bem como definir as próximas estratégias do Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês).

A reunião começou com a apresentação de cada entidade sobre suas visões da produção, mercado de soja e novas estratégias para a parceria com a União Europeia. Dentre as novas estratégias propostas está o pagamento no mercado europeu de valor adicional ao agricultor pela soja produzida dentro das propriedades participantes do Soja Plus, a possibilidade de emissão de um selo Soja Plus pela Aprosoja, atestando as adequações das propriedades participantes do programa, e também um novo formato na classificação dos grãos.

“Sabemos que na Europa há consumidores e alguns grandes varejistas já dispostos a pagar um valor adicional por essa soja produzida com sustentabilidade. E, nesse contexto, o Soja Plus se encaixa como uma ferramenta para acesso a esses consumidores e, consequentemente, com um valor agregado aos nossos produtores”, explica Antonio Galvan, presidente da Aprosoja.

No encontro, também foi abordado o projeto de Assistência Técnica co-financiado em parceria entre IDH e Aprosoja com foco no Soja Plus; o prêmio Soja Plus, proposto pela Aprosoja; modelos da cadeia de suprimentos e conceitos de áreas de originação verificada. Os representantes das federações europeias ainda visitaram uma propriedade rural, em Campo Verde, que aderiu ao Soja Plus, e constataram como funciona o programa na prática.

“Essa reunião confirmou a necessidade de criar vínculos mais diretos entre a produção responsável de soja no Brasil e no Mato Grosso, especificamente, e o mercado europeu. O conceito de áreas de originação verificadas (VSA) que a IDH está desenvolvendo foi aceito como uma ferramenta para criar essa conexão”, destaca o Diretor do Programa Global de Territórios da IDH, Daan Wesing.

Memorando de Entendimento (MoU)

O MoU foi assinado com a União Europeia em janeiro de 2017, em Portugal, e reconheceu o programa de melhoria contínua em propriedades rurais de Mato Grosso, o Soja Plus, como o “passaporte europeu para a soja brasileira”.

A próxima reunião do Comitê Orientador do MoU acontecerá em novembro na Europa. “Até lá, temos muitos desafios pela frente, como concluir o processo de benchmarking do Soja Plus com as Diretrizes da FEFAC e também a estruturação de uma forma sólida e simples de comunicação do setor produtivo com o mercado, dentre outros”, afirma Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil.