IDH traz visão de parceiros do Programa de Produção Sustentável de Bezerros

O programa “Produção Sustentável de Bezerros” tem como objetivo oferecer aos produtores de carne do Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria nos aspectos econômico, ambiental e social. O projeto, uma parceria entre IDH, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Grupo Carrefour e Fundação Carrefour, deve atender cerca de 300 produtores da região do Vale do Araguaia.

Por isso, nesta edição, a IDH traz a visão da Acrimat e do Grupo Carrefour sobre esse Programa e como ele é importante para o desenvolvimento sustentável da pecuária no país.

Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil

A nossa parceria com a IDH surgiu do desejo de ampliar os projetos ligados à pecuária sustentável que o Grupo Carrefour já realiza na região do Mato Grosso. Dada a importância da região para toda a cadeia da carne no país, entendemos que seria possível fazer mais, desenvolver um projeto que garantisse uma produção sustentável e economicamente viável, ao mesmo tempo em que os recursos florestais fossem preservados.

As regiões do Vale do Juruena e do Araguaia compreendem 11 municípios relevantes na produção de bezerros no noroeste e leste do Mato Grosso. Juntas, abastecem boa parte da cadeia produtiva da carne bovina no país, respondendo por mais de 40% da produção estadual de bezerros. Apesar disso, cerca de 91% dos fornecedores dessas regiões podem ser considerados extremamente carentes de tecnologia, com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade. O potencial e importância dessas propriedades se contrapõem à falta de recursos e informação.

Buscamos o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, além da conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, auxiliando na inclusão socioeconômica da agricultura familiar, na restauração de pastos degradados, na redução do desmatamento e no incentivo à agricultura de baixo carbono. O projeto também tem como expectativa aumentar a renda dos agricultores, por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental.

Maria Ester, Diretora Regional da Acrimat e pecuarista no Vale do Araguaia 

O fato da IDH e do Grupo Carrefour, instituições de credibilidade mundial terem visto neste projeto algo inovador e digno de aplicar seus recursos significa que nós, produtores rurais, somos um elo importante da cadeia do agronegócio da pecuária do Mato Grosso e do Brasil. E, como Diretora Regional da Acrimat, digo que nós estamos trabalhando para que o mercado global nos reconheça e pague um preço justo pelo nosso produto.

O projeto vai beneficiar muito visto a orientação que ele dará aos que acreditarem nele. O suporte tanto na documentação obrigatória quanto na forma de intensificar sua produtividade fará com que o produto tenha um maior valor agregado. Nem tanto pelo valor final, mas pelo tempo que ele ficará para ser comercializado em sua propriedade. Aliado a isto, as leis que são regidas em nosso estado poderão ser cumpridas em menor tempo pelas parcerias que as instituições farão. O benefício final com certeza será aumentar a renda e a produtividade sustentável dos produtores rurais envolvidos no projeto.

Me separo em proprietária de fazenda e hoje uma quase pecuarista, depois do projeto “Campos do Araguaia”, que também tem o apoio da IDH. Estamos numa caminhada de 2 anos e percebo claramente as mudanças que houveram na minha propriedade, na minha forma de pensar, nas minhas atitudes. Hoje tenho uma consultoria de qualidade e enfrento as mudanças de cenário na pecuária com mais tranquilidade. Quero sempre produzir mais e melhor.

Minhas reservas ambientais são rigorosamente cuidadas. Me preocupo com o bem-estar de colaboradores, bem-estar animal, como são tratados. Creio que o Projeto tenha me feito re-apaixonar pela pecuária, pelo meu negócio e vê-lo rentável novamente. Ainda há muito o que fazer. O trabalho é muito lento, pois a degradação era constante.