Imazon se reúne com parceiros para avançar com o Pacto de Paragominas

No início deste mês, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), parceiro da IDH – Iniciativa para Comércio Sustentável, se reuniu com setores público, privado (empresas e produtores) e sociedade civil do município de Paragominas, no Pará, para alinhar detalhes e avançar na implantação do pacto regional para o desenvolvimento de uma produção mais sustentável na região.

Foram três reuniões distintas para dar a largada no projeto: a primeira com produtores rurais, empresários e agentes financeiros, que aconteceu na sede da empresa Juparanã, uma das maiores comercializadoras de grãos da região e parceira da iniciativa. Na segunda, com o Prefeito Municipal, Secretário de Meio Ambiente e Secretaria de Assuntos Jurídicos do Município. Por fim, o terceiro encontro com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e a Aprosoja (PA).

“Nosso objetivo nesta reunião foi apresentar o trabalho a ser desenvolvido pelo Imazon e ao mesmo tempo fazer uma apresentação geral das oportunidades para Paragominas ao adotar um compromisso jurisdicional para redução do desmatamento e cumprimento das metas ambientais do código florestal. Além disso, ainda foi feita uma apresentação dos principais resultados do diagnóstico socioambiental de Paragominas”, Beto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Justiniano Netto, secretário do Programa Municípios Verdes (PMV) do estado do Pará, reforça a importância deste pacto para a cidade e ressalta os avanços deste encontro. “O principal avanço, nesta fase, foi nivelar as informações e controlar as expectativas em relação ao projeto. Sabemos que o pacto traz a oportunidade de iniciar uma nova etapa da estratégia de sustentabilidade no município de Paragominas, que pode, inclusive, servir de inspiração para outras regiões do Estado”.

Uma questão chave discutida na reunião foi a necessidade de avançar na regularização fundiária do município e as possibilidades de redução do juros do crédito rural, redução do custo de transação, abertura de novos mercados e atração de investimentos para o município.

A expectativa é que até abril seja assinado o pacto em Paragominas e depois se inicie os trabalhos para sua implementação.

Pacto no Vale do Juruena

A IDH está avançando também na definição do pacto com o município de Juruena, no Mato Grosso. A parceria deverá estabelecer objetivos e metas para implementação da estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir na região, além de uma estrutura de governança que deverá possibilitar a captação de recursos que entreguem desenvolvimento na região, ao mesmo tempo em que se reduz desmatamento e apoia as cadeias da agricultura familiar. Essa implementação está sendo feita em parceria com a Natcap.

Na primeira semana deste mês, foi realizado um encontro com um grupo de stakeholders da cidade para apresentar alguns resultados da primeira fase do projeto e debater sobre as potencialidades da região, especialmente nas possibilidades de uso de terra e principais linhas de trabalho para avançar.

“O pacto é uma oportunidade de mudar uma realidade de baixo desenvolvimento, renda e oportunidades. A região tem grande vocação produtiva e o pacto vem apoiar na montagem e implementação de estratégias operacionais, institucionais e comerciais, tanto para promover o município como diferencia-lo como zona livre de desmatamentos. Ele ainda reforça a necessidade de produzir para gerar renda e empregos, o que será vital para avançarmos na agenda de conservar da PCI”, Mathias Almeida, diretor executivo da Natcap.

Em janeiro deve ser assinada a carta de intenção com atores públicos e privados dos municípios. “Com essa ação e com o inicio do trabalho do Comitê Gestor focado em discutir objetivos, metas e ações, esperamos avançar de forma positiva e ter o processo implementado já no segundo trimestre de 2018”, acredita Almeida.