Iniciativa Agrolocombia Produtiva e Sustentável celebra avanços no desenvolvimento agropecuário territorial do país

Membros da Diretoria da Iniciativa Agrolocombia Produtiva e Sustentável apresentaram, em 30 de setembro, a parceiros e convidados dos setores público, privado e sindicatos, resultados alcançados pela Iniciativa e na implementação do programa de paisagens sustentáveis nos três estados priorizados: Magdalena, Cesar e Huila. Durante mais de duas horas, cerca de quarenta participantes permaneceram conectados e puderam conhecer os avanços no desenvolvimento territorial da Colômbia, alicerçado nos pilares da produção, proteção e inclusão.

O vice-ministro de Agricultura, Juan Gonzalo Botero, falou sobre as prioridades e estratégias nacionais, incluindo o Plano de reativação econômica para o setor agropecuário mediante o financiamento de projetos em parceria com os estados. “Consideramos salutar toda a articulação dos planos do Ministério com os programas e processos da Agrocolombia Produtiva e Sustentável a fim de que, juntos, possamos dinamizar o desenvolvimento e a produtividade que temos em nosso campo colombiano”, afirmou.

Para garantir o sucesso dessa estratégia, o diretor de assuntos ambientais e setoriais do Ministério do Meio Ambiente, Alex Saer, ressaltou a necessidade de se promover a transição para um modelo de economia circular, capaz de gerar o desenvolvimento das cadeias produtivas com melhor uso dos recursos naturais.

Durante o evento também foram apresentados projetos e iniciativas desenvolvidas pelo setor privado nos três estados, que contam com o apoio da IDH.

Um exemplo é o projeto para a transformação da produção leiteira que será desenvolvido no estado de Cesar, em parceria com as empresas Alquería, Nestlé e Yara e o Banco Agrário.

Carlos Enrique Cavelier, presidente da Alquería, destacou que as condições de acesso ao crédito são um limitante para que o setor agropecuário possa dar escala a projetos de maneira sustentável, especialmente o pequeno produtor. “Por isso, estamos agradecidos aos parceiros, entre eles a IDH, pela paciência e dedicação nos últimos três anos, buscando recursos para tornar possível a implementação desse projeto”, disse.

“Estamos muito contentes em participar dessa iniciativa que reúne os setores públicos e privado e está alinhada com o propósito da nossa empresa que é construir um futuro mais próspero e mais sustentável promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento das nossas comunidades”, destacou Carlos Lozano, vice-presidente de abastecimento da Nestlé.

No setor de óleo de palam também será implementado um projeto com a Fedepalma, para aumentar a produtividade e sustentabilidade dessa cadeia produtiva. “É uma aliança que nos alegra muito fazer parte com a IDH, pois compartilhamos aspirações e valores parecidos para fortalecer o comércio sustentável de óleo de palma tanto na Colômbia quanto em nível global”, pontuou Andres Felipe Garcia Azuero, diretor de Planejamento Setorial e Desenvolvimento Sustentável da Fedepalma.

O presidente da Luker Chocolate, Camilo Romero, reiterou o compromisso e a consciência com essa visão que enfoca produção, proteção e inclusão, como estratégia de impacto triplo, aplicadas ao projeto Efeito Cacau, desenvolvido em Huila, cujo potencial poderá ser ampliado através da iniciativa de paisagens sustentáveis. “Também quero ressaltar a capacidade da IDH de reunir parceiros e levantar recursos de diferentes países europeus em prol do desenvolvimento sustentável rural da Colômbia”, registrou Romero.

Daniela Mariuzzo, diretora do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina da IDH, falou sobre os resultados da reunião. “Estou muito orgulhosa de ver tantos avanços na Colômbia desde que começamos esse trabalho três anos atrás. Foi muito importante ouvir que os Ministérios da Agricultura e de Meio Ambiente estão empenhados em trazer soluções para os agricultores e nosso desafio agora é estreitar ainda mais essa colaboração conjunta na implementação do programa de paisagens sustentáveis. Também fiquei feliz em ver que as quatro empresas que desenvolvem projetos em parceria com a IDH têm o sentimento e o compromisso com a visão de pertencimento territorial. Isso reforça o comprometimento de todos nós com a produção, proteção e inclusão para alcançar os objetivos da agricultura sustentável na Colômbia”, finalizou.

Iniciativa Agrolocombia Produtiva e Sustentável

O objetivo da Iniciativa APS é apoiar e fortalecer os setores de cacau, leite, carne, frutas tropicais e óleo de palma, por meio da transferência de conhecimento, assistência técnica e cofinanciamento de projetos de uma perspectiva territorial que contempla por sua vez os desafios e oportunidades do desenvolvimento agrícola, desmatamento, uso da água, inclusão social, governança e infraestrutura.