Instituto PCI realiza 1º Workshop do Comitê de Investimentos

O Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) realizou, no dia 05 de fevereiro, o 1º Workshop do Comitê de Investimentos, com o objetivo de discutir, planejar e encaminhar as atividades necessárias para a implantação do Plano de Ação 2020 aprovado pelo Conselho dos Fundadores do Instituto, em dezembro de 2019.

O diretor executivo do PCI, Fernando Sampaio, apresentou as análises realizadas no passado sobre os custos de implementação das metas da estratégia PCI e do Plano de Ação do Comitê de Investimentos aprovado pelo Conselho dos Fundadores do Instituto. Explicou também as fontes de recursos disponíveis para apoiar a implantação das ações previstas neste plano e o processo de contratação para acesso a esses recursos. “A ideia é, com o apoio de especialistas, desenvolvermos modelos de investimento capazes de endereçar as metas PCI e entregar os impactos desejados até 2030”, explicou Sampaio.

Na sequência, a gerente de Investimentos da IDH, Marcela Paranhos, explicou a dinâmica de trabalho proposta para chegar a uma matriz de responsabilidades, prazos e atividades para o ano de 2020. Os 24 participantes, dos setores público, privado e sociedade civil, construíram a matriz das atividades consideradas prioritárias para cada um dos eixos previstos no Plano: (A) Geração de pipeline e modelos de investimentos; (B) Atração de investidores públicos e privados; (C) Identificação de empresas prioritárias que possam apoiar o cumprimento das metas; (D) Mensuração dos investimentos associados à PCI. “O resultado esperado com esse trabalho é estabelecer uma agenda positiva para atrair parcerias concretas e novos investimentos para o estado de Mato Grosso que contribuam para as metas PCI do Estado”, disse Marcela Paranhos.

Um ponto fundamental destacado pelos participantes do workshop foi a necessidade de haver um alinhamento dos investimentos a serem captados com os programas, projetos e políticas públicas já em realização no estado de Mato Grosso para que possam impactar, positivamente, as metas definidas.
Como exemplo de ações na área pública há os recursos do Programa REM e do Programa Terra a Limpo e do projeto CAR-KfW que são diretamente destinados a agendas de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. Por outro lado existem outros investimentos que foram destinados ao Estado, considerando a PCI como salvaguarda ambiental, como é o caso do empréstimo de USD 250 milhões concedidos pelo Banco Mundial em 2019.

Participaram do 1º Workshop do Comitê de Investimentos, em Cuiabá, membros das seguintes entidades e organizações: IDH, Ipam, ONF Brasil, TNC, WRI Brasil, Casa Civil, Amaggi, Sedec-MT, PCI, ICV, EDF, EII, RTRS, Pecsa.