Integrantes da Estratégia PCI vão avaliar cumprimento de metas lançadas em 2015

O Instituto PCI iniciou, no final de agosto, um processo de avaliação participativa da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) cujo objetivo é verificar em que estágio está o cumprimento das metas estabelecidas para cada um dos eixos, em 2015, ano de lançamento da proposta na Conferência do Clima (COP21), realizada em Paris.

Para isso, foi contratada uma consultoria especializada para auxiliar na condução do processo envolvendo todos os membros que participaram da concepção, desenvolvimento e implementação da Estratégia PCI em Mato Grosso.

O primeiro passo desse trabalho foi a realização de um webinar, no dia 27 de agosto, no qual foi apresentada a proposta metodológica deste processo de avaliação.

A próxima fase consiste em uma pesquisa on-line a ser realizada de forma ampla com as instituições participantes e parceiras, através de um formulário específico para cada eixo da estratégia e suas agendas temáticas, que ficará aberto até o dia 14 de setembro. Os envolvidos no processo podem responder todos os itens no formulário de pesquisa ou somente aqueles referentes à sua área de atuação (Produção, Conservação ou Inclusão).

A terceira etapa desse processo de avaliação participativa será a realização de oficinas remotas para cada eixo da estratégia, com até 25 participantes, previstas para acontecer entre setembro e novembro de 2020. Os resultados coletados na pesquisa online serão a base para as discussões nessas oficinas.

“O momento agora é o de analisar os avanços e desafios no cumprimento do que foi estabelecido inicialmente, avaliando quais devem ser as prioridades para os próximos anos. Com isso, também vamos construir propostas para o que precisa ser readequado em relação a metas e indicadores, sempre mantendo a ambição da PCI para Mato Grosso, de um desenvolvimento sustentável baseado no uso eficiente da terra”, explicou o diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio.

A Estratégia PCI é uma abordagem jurisdicional para o desenvolvimento sustentável no estado de Mato Grosso, que reúne setores públicos, privados e sociedade civil em torno de metas de longo prazo, acordadas voluntariamente, nos eixos Produzir, Conservar e Incluir. Entre os objetivos gerais estão: Aumentar a produção agropecuária através da melhoria de produtividade da pecuária e a expansão de área de grãos sobre áreas já abertas; Eliminar o desmatamento ilegal e implementar o Código Florestal; Criar mecanismos de compensação financeira para o desmatamento legal; Apoiar a agricultura familiar e populações tradicionais e indígenas no acesso a crédito, assistência técnica, regularização fundiária e ambiental.

Para mais informações sobre a Estratégia PCI clique aqui.

A IDH está investindo 9 milhões de euros no período de 2016 a 2021 em Mato Grosso, abrangendo a Estratégia PCI, o Instituto PCI, suporte à implementação de políticas públicas do Estado, Pactos Regionais PCI e programas de campo, cofinanciados com o setor privado.