Intercâmbio de conhecimento favorece desenho da estratégia de atuação da IDH na Colômbia

Aprender com a prática e poder desenhar melhores estratégias de atuação. Esse foi o objetivo que motivou um intercâmbio entre as equipes da IDH Brasil e Colômbia, realizado no mês de novembro.

Carolina Tenório, Gerente Sênior do Programa IDH Colômbia e Francisco León, Responsável pelo Programa da IDH Colômbia, estiveram no Brasil para uma agenda de reuniões e visitas em campo.

Em Cuiabá-MT, eles conheceram, em detalhes, o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), envolvendo os processos de combate ao desmatamento ilegal e regularização ambiental (por meio do Cadastro Ambiental Rural), incluindo o novo sistema de monitoramento do desmatamento em tempo real. Ainda na capital mato-grossense, a equipe colombiana se reuniu com o diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, para coletar informações a serem usadas no desenho de uma estratégia de atuação com abordagem territorial, multiatores, em andamento naquele país.

Depois disso, eles colocaram o pé na estrada e, acompanhados pela equipe da IDH de Cuiabá, visitaram o município de Sorriso, onde puderam verificar como acontece a aterrisagem do PCI em campo – na prática. Além de reuniões com membros do Pacto PCI local, León e Tenório visitaram algumas propriedades produtivas para angariar o máximo de informações possíveis.

“Para nós foi um momento muito rico, pois estamos iniciando um trabalho semelhante na Colômbia. Sem dúvida, as informações de como os Pactos estão sendo desenvolvidos no Mato Grosso nos auxiliarão a desenhar a nossa estratégia na Colômbia, a partir das lições apreendidas e dos desafios superados”, explicou Carolina Tenório.

A proposta de atuação na Colômbia foi apresentada em outubro, em um evento que contou com a participação da vice-ministra de Assuntos Agropecuários, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Marcela Urueña, da diretora da IDH Brasil e América Latina, Daniela Mariuzzo, e diversos parceiros da AgroColombia Productiva y Sostenible, aliança público-privada apoiada pelo Governo Nacional com a missão de identificar, alinhar e ampliar práticas sustentáveis de fomento ao desenvolvimento agrícola.

A proposta é trabalhar com o olhar para o desenvolvimento territorial, ampliando a produtividade e, ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade agrícola dos Departamentos de Cesar, Magdalena e Huila.

Para auxiliar o desenho dessa estratégia de atuação com abordagem territorial, Guilherme Justo, gerente do Programa IDH Brasil, também foi até a Colômbia. A proposta da visita, realizada entre novembro e início de dezembro, foi percorrer os locais para a definição dos municípios onde serão desenvolvidas as atividades, em um modelo semelhante ao de Mato Grosso: Pactos municipais na abordagem de PPI (Produção, Preservação e Inclusão).

Em Magdalena, a organização da agenda contou com o apoio da Embaixada da Suíça e a equipe IDH foi acompanhada pela Federação Nacional de Produtores de Óleo de Palma (Fedepalma), pois o produto será, inicialmente, será o carro-chefe da linha Produção, que poderá agregar outras culturas futuramente.

Em Cesar, foram visitados cinco municípios que fazem parte do eixo da mineração, com a presença mais forte de minas de carvão. Com as alterações de políticas públicas de substituir o carvão como matriz energética, a tendência é de que haja um declínio dessa atividade. Então, será necessário preparar esses municípios ofertando alternativas de que evitem uma situação de caos econômico. A nesse departamento/estado é trabalhar com café, cacau e banana – entre outros que possam surgir. Já em Huila, a aptidão é para o trabalho com cacau.

“O que ficou claro para nós, durante essas visitas, é que o uso da água é um tema-chave, que une todos em um objetivo comum. Então também é preciso pensar em como melhorar a gestão e acesso a esse recurso natural em todos os territórios”, agregou Justo.

Dentro da agenda programada da viagem também ocorreram reuniões com alguns prefeitos recém-eleitos, que tomarão posse em janeiro de 2020, para apresentar a proposta de atuação, tendo uma excelente receptividade.

Os próximos passos a serem dados será a realização de reuniões com atores-chave e equipes das prefeituras municipais para fazer um desenho mis fino das atividades a serem desenvolvidas.