Investimento da IDH apoia desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau em Huila, na Colômbia

A IDH estabeleceu um acordo com a aliança “El Efeito Cacau” que permitirá fortalecer a cadeia produtiva do cacau nos municípios de Huila que fazem parte desta iniciativa (Garzón, Gigante, El Agrado, Rivera, Campoalegre e El Pital). Graças aos novos investimentos, a cobertura será estendida também aos municípios de Algeciras e Hobo. Este projeto faz parte da estratégia de Paisagens Sustentáveis desenvolvida pela IDH na Colômbia, que procura construir modelos de governança sustentáveis de longo prazo em diversos territórios.

“Isso é muito significativo para nós e agradecemos aos aliados por nos receberem no território. Este é o primeiro de muitos investimentos que pretendemos atrair para Huila nos próximos anos”, afirmou Daniela Mariuzzo, Diretora do Programa de Territórios Sustentáveis da IDH na América Latina.

O modelo de atuação proposto permite aumentar e consolidar o apoio ao desenvolvimento de projetos no nível jurisdicional, através da promoção de estratégias, transferência de conhecimentos, assistência técnica e financiamento. Tudo isso contribui para uma melhor abordagem em relação aos desafios e oportunidades para o desenvolvimento agrícola, redução do desmatamento, melhor uso da água, inclusão social e governança territorial.

“O melhor cacau do mundo não é apenas o que tem sabor, mas sim o contém inclusão”, ressaltou Camilo Romero, Presidente da Luker Chocolate.

Sob esta perspectiva, a aliança El Efecto Cacao e a IDH trabalham lado a lado e buscam, nos  próximos três anos, aumentar a produtividade dos cerca de 306 hectares de cacau de 109 produtores membros das associações ASOCAHOBO e APROCALG nos municípios de Hobo e Algeciras, respectivamente.

Este acordo foi oficializado por meio de um lançamento virtual, realizado no dia 02 de dezembro com a participação dos convidados: Larry Sacks, Diretor de Missão na USAID Colômbia, Christian Brändli, Diretor de Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a Colômbia da Embaixada da Suíça, Pablo Jaramillo, Gerente da Fundação Luker, Mario Vargas, Diretor da EAFIT Social, Gheidy Gallo, Alta Conselheira para a Igualdade da Presidência da República, Julia Inés Ocampo, Diretora de Sustentabilidade da Luker Chocolate. Você pode conferir os detalhes aqui.

El Efecto Cacao

O trabalho com a aliança El Efecto Cacao se concentrará principalmente em cinco componentes:

  1. Motivar os pequenos produtores de cacau a participarem de um modelo de produção de triplo impacto: social, ambiental e econômico.
  2. Aumentar a produção de cacau por meio do estabelecimento de novas culturas ou da reabilitação de plantas de cacau de pequenos produtores.
  3. Fortalecer as habilidades comerciais, técnicas e administrativas das associações de cacau.
  4. Fortalecer a participação nas atividades econômicas das famílias produtoras de cacau, priorizando o enfoque de gênero e juventude.
  5. Promover a proteção dos ecossistemas e das propriedades dos produtores de cacau.