Mais de 60 parceiros iniciam estruturação do Comitê Gestor do Pacto PCI da Região de Balsas-MA

O Pacto PCI da Região de Balsas-MA iniciou, nesta terça-feira (27), o processo rumo à implementação das metas dos eixos Produzir, Conservar e Incluir. Um evento online reuniu mais de 60 atores, entre representantes dos governos estadual e municipais, do setor privado (empresas, associações, produtores) e da sociedade civil do estado do Maranhão para formalizar a criação do Comitê Gestor que será responsável por viabilizar a implementação dessas metas.

Nos próximos meses deverá ser apresentada e validada a estrutura de governança local, no qual serão definidas as funções e responsabilidades de cada parceiro envolvido. Também será construído um sistema de monitoramento e avaliação, além do levantamento de informações sobre os investimentos nas cadeias produtivas da região necessários para entregar esses resultados.

Os próximos passos dessa estratégia, desenhada conjuntamente para incentivar a produção agropecuária, promover a conservação dos recursos naturais e a apoiar a inclusão da agricultura familiar, serão desenvolvidos pela Fapcen e Natcap, com financiamento da IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável).

Durante o evento, Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária reiterou a importância do estabelecimento desse mecanismo de governança para garantir o sucesso da proposta. “Toda iniciativa precisa de uma estruturação formal e gostei muito do que vi até agora. Estamos integrados com a região e contem conosco”, pontuou.

O secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, Clayton Noleto Silva, ressaltou que o Pacto possibilita a integração de agendas corporativas e públicas, possibilitando uma gestão integrada de forma a otimizar os recursos, a modernizar o planejamento e a melhorar a forma de execução. “Assim como o governador, Flávio Dino, somos entusiastas com esse tipo de iniciativa e estamos empolgados em poder fazer parte”, revelou.

Na sequência, Gisela Introvini, superintendente da Fapcen, relembrou as metas definidas e destacou os trabalhos que já estão em andamento para o alcance de cada uma delas. “Todas essas parcerias que vemos aqui nos fortalecem para quaisquer atividades que nos propusermos a fazer”, disse.

A diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, também agradeceu o envolvimento dos parceiros e a liderança da Fapcen no processo. Ela aproveitou para adicionar que a iniciativa se conecta também com as agendas nacionais e internacionais. “A construção que estamos fazendo aqui fortalece toda essa estratégia do país em relação às mudanças climáticas porque estamos falando de metas que foram acordadas com todos os representes, de todos os setores, sendo divulgadas mundialmente, rumo a uma agricultura de baixo carbono”, argumentou Mariuzzo.

O processo de construção do Pacto PCI da Região de Balsas começou em junho de 2020 com alinhamentos estratégicos internos. Em julho foi lançado o convite para toda a sociedade, com um evento internacional (também online) que teve como objetivo apresentar a proposta territorial e engajar os atores interessados. Depois, aconteceram diversas reuniões para a construção de metas qualitativas e das quantitativas, que foram, finalmente, estruturadas em um Memorando de Entendimento (MoU), assinado pelos parceiros. Em novembro do ano passado foi realizado o evento de lançamento do Pacto, com a divulgação da visão de território sustentável de longo prazo construída coletivamente pelos diferentes atores.